Instituto
de educação professora Ismar Gomes de Azevedo
Práticas
psicomotoras – Margareth Amaral
Camila
Dias n° 08
Ynara
Kerolyn n° 45
Criar jogos psicomotores que estimulem a corporeidade e a
cooperação, explorando diferentes atividades corporais, desafiando o próprio
corpo, respeitando seus limites, buscando o desenvolvimento das bases
psicomotoras.
A motricidade tem a função de levar as experiências
concretas ao cérebro, que fará a decodificação de estímulos e armazenará toda a
gama de informações sensoriais, perceptivas e afetivas que a experiência trouxe
ao indivíduo.
Corporeidade: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como
instrumento relacional com o mundo.
Cooperação: atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com
trabalho, esforços, auxílio; colaborar.
Bases psicomotoras: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação do
espaço temporal, práxia global e práxia fina.
CIRCUITO DOS 5 SENTIDOS
Os alunos serão organizados em
grupos e as regras serão conversadas e estabelecidas de forma clara. Em seguida
a instrução do funcionamento do jogo será passada. O jogo funcionará por
etapas, vence o grupo que alcançar de forma correta todas as etapas e se
comprometer mais.
É uma atividade para alunos do
ensino fundamental, poderá ser realizada depois de uma matéria bem
interessante, proponha essa atividade para que os alunos finalizem o conteúdo.
Todos os grupos deverão seguir o tema da aula para criar suas atividades.
Regras:
A criatividade é essencial
Funcionamento:
Audição
Um grupo
por vez terá que compor um refrão de uma paródia com o tema proposto.
Curiosidade:
Visão
Em
seguida criar uma coreografia para a mesma, na hora da apresentação, o grupo
vai estar a frente e a turma terá que estar de acompanhando a dança como um
espelho, ver e reproduzir rapidamente, em sincronia.
Olfato e
Paladar
Nessa etapa os grupos vão levar comidas
relacionando ao tema, vão vendar metade da turma e apresentar as comidas para
que eles possam cheirar e em seguida prova- las, depois que acertarem, essa
metade vai apresentar com mímica para a outra metade da turma, que deverá
tentar adivinhar a memória olfativa e gustativa apresentada. Em seguida o mesmo
será feito com a outra metade.
Tato
Para
finalizar, o grupo terão que criar esculturas humanas, contendo um escultor,
suas massinhas, a comida, a música, a coreografia e sucatas com o tema proposto
pelo professor e explicar o porquê.
Esse circuito é uma forma de estimular muitas áreas e
ainda sintetizar o assunto da aula, de forma que eles entendam e ainda passem o
entendimento aos seus colegas.
Objetivos:
Socializar a turma através das atividades
Desenvolver a corporeidade e a cooperação
Adicionar o conteúdo à memória visual, gustativa, tátil,
auditiva, e olfativa.
Conteúdo:
Depende da aula, o circuito só é uma ferramenta a mais
para fixar qualquer conteúdo.
Metodologia:
Atividades lúdicas em grupo
Recursos:
Alimentos
Vendas
Som
Paródia
Sucata
Oralidade
Avaliação:
Durante a aula, a avaliação será feita nos grupos que se
apresentarem de acordo com o comprometimento, criatividade e organização. E os
alunos participantes serão avaliados pelo seu interesse.
Webliografia:
1.
http://universopsicomotor.blogspot.com.br/2010/10/bases-psicomotoras.html
2. http://pt.slideshare.net/anaihaeser/bases-psicomotoras-retomando-conceitos
3.
http://www.efdeportes.com/efd105/corporeidade-de-alunos-praticantes-de-educacao-fisica-escolar.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!