Pesquise Aqui.

domingo, 22 de novembro de 2015

CIRCUITO DOS 5 SENTIDOS

Instituto de educação professora Ismar Gomes de Azevedo
Práticas psicomotoras – Margareth Amaral
Camila Dias n° 08
Ynara Kerolyn n° 45

Criar jogos psicomotores que estimulem a corporeidade e a cooperação, explorando diferentes atividades corporais, desafiando o próprio corpo, respeitando seus limites, buscando o desenvolvimento das bases psicomotoras.

A motricidade tem a função de levar as experiências concretas ao cérebro, que fará a decodificação de estímulos e armazenará toda a gama de informações sensoriais, perceptivas e afetivas que a experiência trouxe ao indivíduo.

Corporeidade: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo.
Cooperação: atuar, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforços, auxílio; colaborar.
Bases psicomotoras: tonicidade, equilibração, lateralização, noção do corpo, estruturação do espaço temporal, práxia global e práxia fina.


CIRCUITO DOS 5 SENTIDOS

Os alunos serão organizados em grupos e as regras serão conversadas e estabelecidas de forma clara. Em seguida a instrução do funcionamento do jogo será passada. O jogo funcionará por etapas, vence o grupo que alcançar de forma correta todas as etapas e se comprometer mais.

É uma atividade para alunos do ensino fundamental, poderá ser realizada depois de uma matéria bem interessante, proponha essa atividade para que os alunos finalizem o conteúdo. Todos os grupos deverão seguir o tema da aula para criar suas atividades.

Regras:
A criatividade é essencial


Funcionamento:

Audição

Um grupo por vez terá que compor um refrão de uma paródia com o tema proposto.

Curiosidade:


Visão

Em seguida criar uma coreografia para a mesma, na hora da apresentação, o grupo vai estar a frente e a turma terá que estar de acompanhando a dança como um espelho, ver e reproduzir rapidamente, em sincronia.




Olfato e Paladar

Nessa etapa os grupos vão levar comidas relacionando ao tema, vão vendar metade da turma e apresentar as comidas para que eles possam cheirar e em seguida prova- las, depois que acertarem, essa metade vai apresentar com mímica para a outra metade da turma, que deverá tentar adivinhar a memória olfativa e gustativa apresentada. Em seguida o mesmo será feito com a outra metade.






Tato

Para finalizar, o grupo terão que criar esculturas humanas, contendo um escultor, suas massinhas, a comida, a música, a coreografia e sucatas com o tema proposto pelo professor e explicar o porquê.



Esse circuito é uma forma de estimular muitas áreas e ainda sintetizar o assunto da aula, de forma que eles entendam e ainda passem o entendimento aos seus colegas.

Objetivos:
Socializar a turma através das atividades
Desenvolver a corporeidade e a cooperação
Adicionar o conteúdo à memória visual, gustativa, tátil, auditiva, e olfativa.

Conteúdo:
Depende da aula, o circuito só é uma ferramenta a mais para fixar qualquer conteúdo.

Metodologia:
Atividades lúdicas em grupo

Recursos:
Alimentos
Vendas
Som
Paródia
Sucata
Oralidade

Avaliação:
Durante a aula, a avaliação será feita nos grupos que se apresentarem de acordo com o comprometimento, criatividade e organização. E os alunos participantes serão avaliados pelo seu interesse.

Webliografia:
1. http://universopsicomotor.blogspot.com.br/2010/10/bases-psicomotoras.html
2. http://pt.slideshare.net/anaihaeser/bases-psicomotoras-retomando-conceitos
3. http://www.efdeportes.com/efd105/corporeidade-de-alunos-praticantes-de-educacao-fisica-escolar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!