Instituto de educação professora Ismar Gomes de Azevedo
Práticas pedagógicas e iniciação a pesquisa – Margareth Amaral
Camila Dias n° 08
Isabella Hott n° 15
Ynara Kerolyn n° 45
PROJETO ESCOLAR
- O que é projeto didático?
- Quais as características de um bom projeto didático?
- O projeto pode ser em mais de uma área?
- É melhor criar um projeto ou aplicar um já testado?
- Quando optar por um projeto?
- Como fazer o planejamento?
- Como criar justificativas?
- Quais são os objetivos de um projeto?
- Cada etapa de um projeto deve ter um objetivo?
- Como antecipar as dificuldades dos alunos?
- Todas as atividades devem ser em grupo?
- Como apresentar a proposta à turma?
- Quando é preciso replanejar um projeto didático?
- Vale interferir para aperfeiçoar o produto final?
- Quais as vantagens de um projeto?
- Quais são as etapas de um projeto?
- O que é delimitação do projeto?
- Como avaliar os estudantes em um projeto didático?
- Qual a importância da culminância?
- Qual a relação entre projetos e leis?
- Sensibilize seus alunos
- Anexos ou atividades a serem desenvolvidas
- Desenvolvimento
- Empreendimento
- Questões práticas relacionadas com a construção do grupo
- Acompanhamento Direcionamento
- Elogios
- Acompanhamento, avaliação e disseminação
- Forma de avaliação
- Avalie o projeto com a turma
- Mostre os resultados
- Projeto final
- Culminância
Projeto
didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que
envolvem uma situação problema. Seu objetivo é articular propósitos
didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos
sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma
exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo
às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna os
alunos co-responsável pela própria aprendizagem.
Os
projetos devem ser planejados muitos bem, seguindo um roteiro que pode ser
feito de inúmeras formas, porém algumas características são essenciais, como,
por exemplo, tema, objetivos, conteúdo, tempo estimado, material necessário,
produto final, avaliação, entre outras.
Sim, quantas mais áreas atingir, mais rico poderá ficar
seu projeto.
Interdisciplinar: muitas disciplinas
Multidisciplinar: algumas disciplinas com o
mesmo objetivo, só que separadas.
Transdisciplinar: algumas disciplinas juntas
com o mesmo assunto
Depende,
é comum replicar boas práticas, porém você também pode criar um totalmente de
acordo com as suas necessidades e os interesses da turma, afinal, um projeto
nunca vai ser uma receita fechada, que o professor simplesmente lê e desenvolve
em classe, as mudanças são necessárias, já que as características dos alunos e
a realidade local são diferentes.
Existem
alguns conteúdos que são bem compatíveis com projetos, porém, o mais
interessante é quando o assunto é do interesse da turma, nessa circunstância o
projeto é uma ótima ferramenta.
O primeiro passo é ter clareza sobre o que
você quer ensinar, o que espera que os alunos aprendam e o que eles já sabem. Assim é possível garantir dois importantes critérios
didáticos: a continuidade e a variedade de conteúdos ao longo dos anos. Feito
um recorte no conteúdo, levando em conta a faixa etária da turma e as
necessidades de aprendizagem, é preciso conhecê-lo a fundo e selecionar os
materiais a ser usados. Só então são elaboradas as etapas.
As justificativas de um projeto relacionam-se ao motivo
da criação do projeto e a relação dele com as características dos alunos, o que
podem aprender com o todo esse processo.
Os objetivos variam, eles referem-se ao que deseja
alcançar com seus alunos a longo e curto prazo e são muito importantes, servem
de norteadores.
Sim. Apesar de o
projeto necessitar de um propósito central (trabalhar comportamentos
escritores, por exemplo), cada atividade deve ter o seu, sempre relacionado ao
principal. Quando se sabe o que é preciso ensinar em cada momento, é mais fácil
intervir e ajudar a turma a avançar.
É preciso pensar
em atividades específicas para estudantes com níveis diferentes de saber. Para
contemplar todos eles, há três saídas: variar a complexidade das tarefas
apresentadas, organizar os alunos em grupos e dar atenção àqueles que mais
precisam. Para evitar problemas em relação a atividades como pesquisas,
entrevistas e interpretação de dados, a solução é investigar as experiências
que os estudantes tiveram anteriormente e, se necessário, reservar um tempo
para o trabalho com esses procedimentos. Outra opção é retomar registros de
atividades anteriores e verificar os pontos que vão necessitar de mais atenção
durante o projeto.
Não.
Um bom projeto contempla atividades em que os alunos atuam sozinhos, em duplas
e em grupos. Porém, como os projetos envolvem a turma toda e
o produto final é uma obra coletiva, muitos pensam que tudo deve ser
feito em equipe. É importante que as ações estejam articuladas entre si
Primeiro
passo é criar um clima de curiosidade. Para envolver a turma. O sucesso da estratégia
está condicionado ao interesse despertado no estudante, valorizado como
pesquisador e expositor do que apreendeu. O ideal é começar a conversa
problematizando o tema e o produto final. Nesse caso, o recomendado é envolver
os alunos na discussão sobre como chegar ao resultado esperado.
Sempre, já que nunca o que foi previsto se confirma
totalmente na prática. Em geral, o planejamento é ajustado e repensado a cada etapa vencida,
de acordo com os indícios que os alunos dão sobre o que estão efetivamente
aprendendo durante o processo.
Sim, mas desde que o objetivo seja
fazer com que a própria turma aperfeiçoe o trabalho realizado.
As principais vantagens de se trabalhar através de
projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e
nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas
hipóteses, é possível traçar os passos seguintes: definição do material de
apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de
confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas
evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa. O trabalho com projetos
é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que
se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados
obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de
simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de
forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de
selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.
As etapas variam de acordo com o objetivo, mas o
que sempre tem é o planejamento, pesquisa, avaliação e finalização, podendo ter
mais etapas.
Informar
como irá “circunscrever” o assunto, o objeto de estudo especifíco que irá
pesquisar a área do conhecimento que o tema esta inserido.
Delimitação
da área: as áreas do conhecimento são inúmeras e, por isso, devem ser
claramente definidas para facilitar a pesquisa bibliográfica, fichamentos,
arquivos etc.
Delimitação
do tema: a fim de que a realização do tema se torne possível, deve-se
selecionar apenas um aspecto a ser abordado. Em cada nível de escolaridade essa
escolha adota características diferentes.
No caso dos projetos, são três os eixos de aprendizagem que podem ser
considerados na avaliação: o conteúdo, o
aprofundamento no tema, a aproximação
com a prática social relacionada ao produto final.
As respostas dadas pelos alunos ao longo do
processo dão pistas sobre o que já foi compreendido e no que ainda é preciso
avançar, assim como os momentos de sistematização dos conteúdos - quando a
turma define com suas palavras os conceitos estudados. Outra boa estratégia é, no fim de cada
atividade, fazer uma análise das produções, que funcionam como um retrato da
aprendizagem até aquele ponto. O conjunto delas pode revelar os avanços e os
problemas enfrentados por cada um. Da mesma maneira, o produto final, em suas
sucessivas versões, também mostra o percurso pelo qual o aluno passou.
São duas as funções
principais das cerimônias de fechamento de um projeto didático: dar ao aluno
visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o
trabalho da turma para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o
avanço de seus filhos. O evento só cumprirá esses dois papéis se estiver
prevista a exposição dos objetivos de cada atividade realizada, dos registros
das várias versões do produto final e das fotos que ilustram o processo. Fazer
uma festa bonita não deve ser a maior preocupação da escola como é bastante
comum, mas o mínimo de organização precisa ser garantido.
Desde a promulgação
da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola
precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto
pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores,
professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual
formação querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano
pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua
realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem
mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de
um papel guardado na gaveta.
Apresentamos aqui um roteiro com todas as etapas para
criar um projeto.
1.
Série a
que se destina
2.
Turma
na qual esse projeto será trabalhado
3.
Definição
do tema
4.
Justificativa
5.
Conteúdos
trabalhados
6.
Definição
dos objetivos gerais
7.
Definição
dos objetivos específicos
8.
O
Projeto e a proposta pedagógica da escola
9.
Metodologia
ou procedimentos metodológicos
10.
Estratégia
11.
Atividades
12.
Recursos
13. Duração
Algumas imagens com exemplos de projetos escolares, selecionamos de projetos relacionados ao meio ambiente
http://escoladoaprender.blogspot.com.br/2012/04/dicas-como-montar-um-projeto.html
http://pedagogiaaopedaletra.com/roteiro-para-elaboracao-de-projetos-2/
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml
http://www.pedagogia.com.br/projetos/como.php
http://www.educacional.com.br/projetos/comomontar.asp
http://www.mundodastribos.com/como-montar-um-projeto-educacional.html
http://ensinar-aprender.com.br/2011/04/como-montar-um-projeto-escolar.html
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