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domingo, 22 de novembro de 2015

PROJETO ESCOLAR

Instituto de educação professora Ismar Gomes de Azevedo
Práticas pedagógicas e iniciação a pesquisa – Margareth Amaral
Camila Dias n° 08
Isabella Hott n° 15
Ynara Kerolyn n° 45





                            PROJETO ESCOLAR




  • O que é projeto didático?
  • Quais as características de um bom projeto didático?
  • O projeto pode ser em mais de uma área?
  • É melhor criar um projeto ou aplicar um já testado?
  • Quando optar por um projeto?
  • Como fazer o planejamento?
  • Como criar justificativas?
  • Quais são os objetivos de um projeto?
  • Cada etapa de um projeto deve ter um objetivo?
  • Como antecipar as dificuldades dos alunos?
  • Todas as atividades devem ser em grupo?
  • Como apresentar a proposta à turma?
  • Quando é preciso replanejar um projeto didático?
  • Vale interferir para aperfeiçoar o produto final?
  • Quais as vantagens de um projeto?
  • Quais são as etapas de um projeto?
  • O que é delimitação do projeto?
  • Como avaliar os estudantes em um projeto didático?
  • Qual a importância da culminância?
  • Qual a relação entre projetos e leis?
 PLANEJAMENTO PESQUISA
  1. Sensibilize seus alunos
  1. Anexos ou atividades a serem desenvolvidas
  1. Desenvolvimento
  1. Empreendimento
  1. Questões práticas relacionadas com a construção do grupo
  1. Acompanhamento Direcionamento
AVALIAÇÃO
  1. Elogios
  1. Acompanhamento, avaliação e disseminação
  1. Forma de avaliação
  1. Avalie o projeto com a turma
  1. Mostre os resultados
FINALIZAÇÃO
  1. Projeto final
  1. Culminância
Webliogafria

Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos (o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais (o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna os alunos co-responsável pela própria aprendizagem.

Os projetos devem ser planejados muitos bem, seguindo um roteiro que pode ser feito de inúmeras formas, porém algumas características são essenciais, como, por exemplo, tema, objetivos, conteúdo, tempo estimado, material necessário, produto final, avaliação, entre outras.

Sim, quantas mais áreas atingir, mais rico poderá ficar seu projeto.
Interdisciplinar: muitas disciplinas
Multidisciplinar: algumas disciplinas com o mesmo objetivo, só que separadas.
Transdisciplinar: algumas disciplinas juntas com o mesmo assunto

Depende, é comum replicar boas práticas, porém você também pode criar um totalmente de acordo com as suas necessidades e os interesses da turma, afinal, um projeto nunca vai ser uma receita fechada, que o professor simplesmente lê e desenvolve em classe, as mudanças são necessárias, já que as características dos alunos e a realidade local são diferentes.

Existem alguns conteúdos que são bem compatíveis com projetos, porém, o mais interessante é quando o assunto é do interesse da turma, nessa circunstância o projeto é uma ótima ferramenta.

O primeiro passo é ter clareza sobre o que você quer ensinar, o que espera que os alunos aprendam e o que eles já sabem. Assim é possível garantir dois importantes critérios didáticos: a continuidade e a variedade de conteúdos ao longo dos anos. Feito um recorte no conteúdo, levando em conta a faixa etária da turma e as necessidades de aprendizagem, é preciso conhecê-lo a fundo e selecionar os materiais a ser usados. Só então são elaboradas as etapas. 

As justificativas de um projeto relacionam-se ao motivo da criação do projeto e a relação dele com as características dos alunos, o que podem aprender com o todo esse processo.




Os objetivos variam, eles referem-se ao que deseja alcançar com seus alunos a longo e curto prazo e são muito importantes, servem de norteadores.


Sim. Apesar de o projeto necessitar de um propósito central (trabalhar comportamentos escritores, por exemplo), cada atividade deve ter o seu, sempre relacionado ao principal. Quando se sabe o que é preciso ensinar em cada momento, é mais fácil intervir e ajudar a turma a avançar.

É preciso pensar em atividades específicas para estudantes com níveis diferentes de saber. Para contemplar todos eles, há três saídas: variar a complexidade das tarefas apresentadas, organizar os alunos em grupos e dar atenção àqueles que mais precisam. Para evitar problemas em relação a atividades como pesquisas, entrevistas e interpretação de dados, a solução é investigar as experiências que os estudantes tiveram anteriormente e, se necessário, reservar um tempo para o trabalho com esses procedimentos. Outra opção é retomar registros de atividades anteriores e verificar os pontos que vão necessitar de mais atenção durante o projeto.

Não. Um bom projeto contempla atividades em que os alunos atuam sozinhos, em duplas e em grupos. Porém, como os projetos envolvem a turma toda e o produto final é uma obra coletiva, muitos pensam que tudo deve ser feito em equipe. É importante que as ações estejam articuladas entre si

Primeiro passo é criar um clima de curiosidade. Para envolver a turma. O sucesso da estratégia está condicionado ao interesse despertado no estudante, valorizado como pesquisador e expositor do que apreendeu. O ideal é começar a conversa problematizando o tema e o produto final. Nesse caso, o recomendado é envolver os alunos na discussão sobre como chegar ao resultado esperado.

Sempre, já que nunca o que foi previsto se confirma totalmente na prática. Em geral, o planejamento é ajustado e repensado a cada etapa vencida, de acordo com os indícios que os alunos dão sobre o que estão efetivamente aprendendo durante o processo. 

Sim, mas desde que o objetivo seja fazer com que a própria turma aperfeiçoe o trabalho realizado.

As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar os passos seguintes: definição do material de apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa. O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar etc.

As etapas variam de acordo com o objetivo, mas o que sempre tem é o planejamento, pesquisa, avaliação e finalização, podendo ter mais etapas.

Informar como irá “circunscrever” o assunto, o objeto de estudo especifíco que irá pesquisar a área do conhecimento que o tema esta inserido.
Delimitação da área: as áreas do conhecimento são inúmeras e, por isso, devem ser claramente definidas para facilitar a pesquisa bibliográfica, fichamentos, arquivos etc.

Delimitação do tema: a fim de que a realização do tema se torne possível, deve-se selecionar apenas um aspecto a ser abordado. Em cada nível de escolaridade essa escolha adota características diferentes.

No caso dos projetos, são três os eixos de aprendizagem que podem ser considerados na avaliação: o conteúdo, o aprofundamento no tema,  a aproximação com a prática social relacionada ao produto final.
As respostas dadas pelos alunos ao longo do processo dão pistas sobre o que já foi compreendido e no que ainda é preciso avançar, assim como os momentos de sistematização dos conteúdos - quando a turma define com suas palavras os conceitos estudados.  Outra boa estratégia é, no fim de cada atividade, fazer uma análise das produções, que funcionam como um retrato da aprendizagem até aquele ponto. O conjunto delas pode revelar os avanços e os problemas enfrentados por cada um. Da mesma maneira, o produto final, em suas sucessivas versões, também mostra o percurso pelo qual o aluno passou.


São duas as funções principais das cerimônias de fechamento de um projeto didático: dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho da turma para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus filhos. O evento só cumprirá esses dois papéis se estiver prevista a exposição dos objetivos de cada atividade realizada, dos registros das várias versões do produto final e das fotos que ilustram o processo. Fazer uma festa bonita não deve ser a maior preocupação da escola como é bastante comum, mas o mínimo de organização precisa ser garantido.

Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político pedagógico (o PPP, ou simplesmente projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Tudo preto no branco. Elaborar um plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada além de um papel guardado na gaveta.




Apresentamos aqui um roteiro com todas as etapas para criar um projeto.


1.         Série a que se destina
2.         Turma na qual esse projeto será trabalhado
3.         Definição do tema
4.         Justificativa
5.         Conteúdos trabalhados
6.         Definição dos objetivos gerais
7.         Definição dos objetivos específicos
8.         O Projeto e a proposta pedagógica da escola
9.         Metodologia ou procedimentos metodológicos
10.    Estratégia
11.    Atividades
12.    Recursos
13.     Duração




  



Algumas imagens com exemplos de projetos escolares, selecionamos de projetos relacionados ao meio ambiente







http://escoladoaprender.blogspot.com.br/2012/04/dicas-como-montar-um-projeto.html
http://pedagogiaaopedaletra.com/roteiro-para-elaboracao-de-projetos-2/
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml
http://www.pedagogia.com.br/projetos/como.php
http://www.educacional.com.br/projetos/comomontar.asp
http://www.mundodastribos.com/como-montar-um-projeto-educacional.html
http://ensinar-aprender.com.br/2011/04/como-montar-um-projeto-escolar.html

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