Instituto
de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo
Camila
de Jesus n° 08 (pintura), Isabella Hott n° 15 (teatro), Isabella Marinho n° 16
(literatura), Victória Oliveira n°42 (cinema) e Ynara Kerolyn n° 45 (música)
Margareth Amaral – Arte e educação
Analisar obras artísticas e explorar a partir da utilização de
sucata
Pintura:
No
presente trabalho, escolho artes plásticas, que é a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras,
esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o
mundo real ou imaginário, em específico a pintura com o artista Cândido Portinari, pois o mesmo
é famoso por retratar cenas do cotidiano brasileiro desde as colheitas de café
até a industrialização do país. Portinari ingressou nas artes quando era bem
jovem, estudou fora do país, porém, logo voltou para retratar a sua gente.
Atuante na elite brasileira tinha como amigos poetas, jornalistas, escritores e
diplomatas. Nesse período o atual presidente Getúlio Varas, atuava como
mecenas, visto que o país passava por uma transformação na atitude estética com
o movimento arte moderna. De mais de 5.000 de obras, escolho a obra ‘‘O café’’,
pois a mesma ilustra bem o período e é um dos objetivos a serem alcançados
(Reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a
sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente
e no passado.) e conteúdo de história, de acordo com o parâmetro curricular
nacional, do segundo ciclo do ensino fundamental, cujo eixo temático refere-se
a história das organizações populacionais.
Objetivos:
Compreender
o contexto histórico do Brasil e a importância das obras artísticas;
Apreciar
e valorizar as obras do Portinari e o estilo artístico;
Refletir
e expressar os sentimentos artísticos através de sucatas.
Metodologia:
Explanação
do conteúdo economia do Brasil;
Reconhecimento
da importância da arte, do Portinari e seus estilos;
Criação
de quadro refletindo sobre a obra do Cândido com sucatas.
Música:
A
música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para
o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser
facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de
construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade,
criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória,
concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade,
também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Música a ser
trabalhada:
Foi na loja do
mestre André
Que eu comprei um pifarito,
Tiro, liro, li um pifarito,
Que eu comprei um pifarito,
Tiro, liro, li um pifarito,
Ai olé, ai olé,
Foi na loja do mestre andré.
Ai olé, ai olé,
Foi na loja do mestre andré.
Foi na loja do mestre andré.
Ai olé, ai olé,
Foi na loja do mestre andré.
Foi na loja do
mestre andré
Que eu comprei um pianinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Tiro, liro, li um pifarito
Foi na loja do mestre andré.
Ai olé, ai olé,
Foi na loja do mestre andré.
Que eu comprei um pianinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Tiro, liro, li um pifarito
Foi na loja do mestre andré.
Ai olé, ai olé,
Foi na loja do mestre andré.
Foi na loja do
mestre andré
Que eu comprei um tamborzinho,
Tum tum tum, um tamborzinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Tiro, liro, li um pifarito [...]
Que eu comprei um tamborzinho,
Tum tum tum, um tamborzinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Tiro, liro, li um pifarito [...]
Tiro, liro, li um
pifarito,
Tum tum tum, um tamborzinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Zum, zum, zum, uma rabecão,
Teleco, teco, teco, um tamborim,
Blam, blam, blam, um violão,
Bum, bum, bum, um surdão,
Chique, chique, chique, um chocalho,
Rec, rec, rec, um reco-reco
Tum tum tum, um tamborzinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Zum, zum, zum, uma rabecão,
Teleco, teco, teco, um tamborim,
Blam, blam, blam, um violão,
Bum, bum, bum, um surdão,
Chique, chique, chique, um chocalho,
Rec, rec, rec, um reco-reco
Objetivos:
-
Socializar através da música;
-
Perceber e descobrir a importância dos instrumentos musicais para a música;
-Desenvolver o
respeito pela natureza através da música;
-
criar alguns instrumentos musicais de fácil execução com materiais recicláveis.
Prosseguimento
da aula:
1. A aula começará com os alunos
sentados formando um círculo no chão;
2. Tocará a música;
3. Pergunta sobre quais instrumentos foi
pronunciada na letra da música, perguntar se conhece os sons que cada
instrumento faz;
4. Mostrar imagens e sons que
todos os instrumentos ditos na música faz;
5.
Criar instrumentos com matérias recicláveis e explicar que
o nosso lixo faz mal para o nosso planeta.
Literatura:
Por meio da literatura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe
permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das
diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece.
Com tantas variações de livros, podemos trabalhar vários temas em sala de
aula, temos o exemplo do livro: “Na minha escola todo mundo é igual” de Rosana
Ramos, podemos discutir sobre as diferenças, e compreender que cada um de nós
tem a sua personalidade, o seu jeito de ser e que todos nós somos iguais apesar
das diferenças.
Metodologia:
Começaria lendo o
livro Na minha Escola todo mundo é igual.
Discutir sobre as
diferenças.
Formar duplas, e fazer uma sucata com características de sua dupla.
Objetivos:
Posicionar-se de maneira critica e construtiva, utilizando o diálogo como
forma de mediar decisões coletivas.
Desenvolver a consciência, o respeito pelas diferenças.
Sucata: Rolinho de papel higiênico, carretéis, tampinhas de refrigerante, lacre de
caixa, retalhos de tecido, bolinha de natal, miolo de carretel de viés, tuipas
de um velho colar, elástico e lã.
Reflexão: Achei esse livro
maravilhoso, é ótimo para se trabalhar a inclusão e entender um pouco sobre a
diversidade.Com ilustrações o livro mostra que todos nós somos iguais, mas cada
um tem seu jeito.
No livro encontramos ’’Tem gente que aprende depressa, tem gente que
demora um pouco, mas isso não faz diferença, porque um ensina o outro’’ tal
afirmação, apesar de sua simplicidade, demonstra uma necessidade de uma
prática pedagógica que reconheça a diversidade, mas não tente homogeneizá-la.
Geralmente ocorrem na escola situações em que se manifestam preconceitos,
muitas vezes por gestos ou expressões relacionados cor, a forma física, a
origem, a condição financeira etc. Com este livro podemos trabalhar o respeito,
fraternidade e solidariedade através atividades que possibilitem a reflexão das
atitudes, percebendo as diferenças como fator de enriquecimento cultural.
Cinema:
Autora: Cláudia
Marina Lévay(1962-2013)
filme:Tainá - Uma Aventura na Amazônia
Modalidade:Ensino fundamental
Matéria:Geografia
Obra: O
filme conta as aventuras de uma jovem índia órfã que vive com seu avô, o velho
e sábio Tigê, em um recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com Tigê, ela aprende as
lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus
animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar
um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catú, o
novo amiguinho passa a ser seu companheiro após a morte do avô. Protegida por
um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva. Perseguida
pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma
bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas
pesquisas científicas. O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve
deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma "fuga" para pregar
uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na
floresta.
Reflexão sobre a obra:Este filme visa a valorização da floresta Amazônia
que pode ser trabalhado em diversas áreas como: geografia, ciências, história e
arte. A ética seria abordada em respeito a conduta humana,refletindo sobre as
ações de shoba (traficante de animais) e seus ajudantes, até onde o ser humano
seria capaz de ir para o beneficio próprio?Capaz de dar prejuízos ambientais, o
trafico de animais e depredações da natureza.Não apenas a natureza e sim a
população indígenas que hoje são consideradas uma postura correta ecológica já
que usam os recursos naturais sem degradá-los.Desperta também um sentimento de
valorização da nossa terra já que a maior parte da Floresta Amazônia
encontra-se em território brasileiro.
Depois de ser feita a exibição do filme, faria questionamentos sobre
o mesmo e iria dialogar com a turma deixando expor suas opineis, revendo nossas
maneiras de como podemos cuidar do meio ambiente. Atividade em folha para
identificar a Amazonas; Logo depois faríamos a confecção dos objetos que seriam
feitos por materiais de sucatas: cocar (folha de revista), chocalho (garrafa
pet) e colar indígena (tampinha de garrafa).
Objetivos:
Conhecer e Refletir sobre a Cultura Indígena Brasileira;
Conhecer a região Amazônica;
Conhecer algumas tribos indígenas e sua linguagem cultural;
Produzir a arte indígena em sucatas;
Preservar a natureza e o meio ambiente.
Teatro:
Escolhi o teatro, pois é uma expressão artística muito antiga, que
acompanha o homem até os dias atuais. O teatro é uma linguagem que provoca,
sensibiliza, emociona.
Vários estudos apontam o teatro como uma ferramenta muito importante no
processo de desenvolvimento, por conta do seu caráter lúdico, assim, torna-se
um elo fundamental nos processos de ensino-aprendizagem dos indivíduos.
A artista escolhida foi Maria Clara Machado.
A escritora, dramaturga, professora e diretora teatral Maria Clara Jacob
Machado nasceu na cidade de Belo Horizonte, capital mineira, no dia 3 de abril
de 1921. Ela se tornaria famosa por suas criações e transformações na esfera
dramatúrgica direcionada para crianças.
A obra escolhida para ser trabalhada foi a peça teatral “A menina e o
vento”.
Reflexão da artista por meio da obra:
Maria Clara viveu uma época de repressão anterior à ditadura militar, e
usa esse contexto de forma lúdica, com personagens que vivem à margem da
liberdade de expressão, de pensamento e de atitude. Quando se fala em liberdade
também entra em discussão a questão da autonomia e da compreensão da vida. Em
nosso tempo as crianças amadurecem cada vez mais cedo, deixando pra trás um
mundo que ela acabou de começar a explorar: a infância.
Sinopse da obra:
Relata a história de uma menina chamada Maria, que junto com seu irmão
Pedro, fogem de suas tias repressoras, pois elas os forçam a estudar a todo
momento, lições de educação cívica. A tia educadora com suas regras do convívio
social acha que se deve amar o Brasil por definição e imposição.
Então, as crianças resolvem se esconder em uma praia deserta, onde
descobrem uma cova, e nela encontram o Vento (um personagem mitológico, em que
representa a liberdade para a menina).
Maria se torna grande amiga do Vento, e juntos resolvem passear e viver
muitas aventuras. Pedro conta que sua irmã sumiu, sua mãe e suas tias
preocupadas vão procura-la.
A história se desenrola com muitas situações inusitadas enquanto tentam
encontrar Maria. Nesse tempo a menina, conduzida pelo Vento, contempla todo o
Brasil e, nessa lúdica viagem aprende a amá-lo e respeitá-lo de uma forma bem
diferente da que suas tias tentavam ensiná-la.
A peça mostra um pouco da realidade que nos ensina o valor de conhecer e
amar o nosso Brasil. Resgatar a importância da educação Cívica, mas não por
imposição, e sim, incentivando a questão de que devemos conhecer e valorizar as
diversas culturas do nosso país.
Série/Ciclo: 2°
Tema: Cultura
brasileira
Sucata: Caixa
de leite ou papelão e palito de churrasco
Objetivos:
Socializar a classe através do teatro;
Valorizar a cultura brasileira;
Criar sucatas para a dramatização e preservar o meio ambiente.
Metodologia:
Explanação do artista e obra escolhida;
Contação de história e reflexão da forma que será trabalhada;
Confecção dos personagens e objetos;
Representação da história apresentada por meio do teatro de sombras.
Webliografia:
http://www.portinari.org.br/
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf
http://www.hotsitespetrobras.com.br/cultura/projetos/56/360
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1377
http://letras.mus.br/galinha-pintadinha/1830007/
https://musicanaescolaportal.wordpress.com/
http://www.republicaativa.com.br/#!a-menina-e-o-vento/c13cn
http://teatroemsala.blogspot.com.br/2011/02/importancia-da-vivencia-teatral-na_22.html
pt.slideshare.net/saladerecursosec1/na-minha-escola
https://www.youtube.com/watch?v=aSwdAWkLGmM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!