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quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Trabalho AE

Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo
Camila de Jesus n° 08 (pintura), Isabella Hott n° 15 (teatro), Isabella Marinho n° 16 (literatura), Victória Oliveira n°42 (cinema) e Ynara Kerolyn n° 45 (música)
Margareth Amaral – Arte e educação



Analisar obras artísticas e explorar a partir da utilização de sucata


Pintura:

No presente trabalho, escolho artes plásticas, que é a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário, em específico a pintura com o artista Cândido Portinari, pois o mesmo é famoso por retratar cenas do cotidiano brasileiro desde as colheitas de café até a industrialização do país. Portinari ingressou nas artes quando era bem jovem, estudou fora do país, porém, logo voltou para retratar a sua gente. Atuante na elite brasileira tinha como amigos poetas, jornalistas, escritores e diplomatas. Nesse período o atual presidente Getúlio Varas, atuava como mecenas, visto que o país passava por uma transformação na atitude estética com o movimento arte moderna. De mais de 5.000 de obras, escolho a obra ‘‘O café’’, pois a mesma ilustra bem o período e é um dos objetivos a serem alcançados (Reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente e no passado.) e conteúdo de história, de acordo com o parâmetro curricular nacional, do segundo ciclo do ensino fundamental, cujo eixo temático refere-se a história das organizações populacionais.





Objetivos:
Compreender o contexto histórico do Brasil e a importância das obras artísticas;

Apreciar e valorizar as obras do Portinari e o estilo artístico;

Refletir e expressar os sentimentos artísticos através de sucatas.



Metodologia:
Explanação do conteúdo economia do Brasil;

Reconhecimento da importância da arte, do Portinari e seus estilos;

Criação de quadro refletindo sobre a obra do Cândido com sucatas.



Música:

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. 




Música a ser trabalhada:


Foi na loja do mestre André 
Que eu comprei um pifarito,
Tiro, liro, li um pifarito,

Ai olé, ai olé,
Foi na loja do mestre andré.
Ai olé, ai olé,
Foi na loja do mestre andré.

Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei um pianinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Tiro, liro, li um pifarito
Foi na loja do mestre andré.
Ai olé, ai olé,
Foi na loja do mestre andré.

Foi na loja do mestre andré
Que eu comprei um tamborzinho,
Tum tum tum, um tamborzinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Tiro, liro, li um pifarito [...]

Tiro, liro, li um pifarito,
Tum tum tum, um tamborzinho,
Plim plim plim, um pianinho,
Zum, zum, zum, uma rabecão,
Teleco, teco, teco, um tamborim,
Blam, blam, blam, um violão,
Bum, bum, bum, um surdão,
Chique, chique, chique, um chocalho,
Rec, rec, rec, um reco-reco


Objetivos:
- Socializar através da música;
- Perceber e descobrir a importância dos instrumentos musicais para a música;
 -Desenvolver o respeito pela natureza através da música;
- criar alguns instrumentos musicais de fácil execução com materiais recicláveis.


Prosseguimento da aula:
1.      A aula começará com os alunos sentados formando um círculo no chão;
2.      Tocará a música;
3.      Pergunta sobre quais instrumentos foi pronunciada na letra da música, perguntar se conhece os sons que cada instrumento faz;
4.       Mostrar imagens e sons que todos os instrumentos ditos na música faz;
5.    Criar instrumentos com matérias recicláveis e explicar que o nosso lixo faz mal para o nosso planeta.

Literatura:

Artista: Rossana Ramos/Obra: Na minha escola todo mundo é igual/sucata: boneco(a)/série: 3a
Por meio da literatura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, advinda das diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece.
Com tantas variações de livros, podemos trabalhar vários temas em sala de aula, temos o exemplo do livro: “Na minha escola todo mundo é igual” de Rosana Ramos, podemos discutir sobre as diferenças, e compreender que cada um de nós tem a sua personalidade, o seu jeito de ser e que todos nós somos iguais apesar das diferenças.


Metodologia: 
Começaria lendo o livro Na minha Escola todo mundo é igual.

Discutir sobre as diferenças.

Formar duplas, e fazer uma sucata com características de sua dupla.
Objetivos:
Posicionar-se de maneira critica e construtiva, utilizando o diálogo como forma de mediar decisões coletivas.
Desenvolver a consciência, o respeito pelas diferenças.
Sucata: Rolinho de papel higiênico, carretéis, tampinhas de refrigerante, lacre de caixa, retalhos de tecido, bolinha de natal, miolo de carretel de viés, tuipas de um velho colar, elástico e lã.

Reflexão:  Achei esse livro maravilhoso, é ótimo para se trabalhar a inclusão e entender um pouco sobre a diversidade.Com ilustrações o livro mostra que todos nós somos iguais, mas cada um tem seu jeito.

 No livro encontramos ’’Tem gente que aprende depressa, tem gente que demora um pouco, mas isso não faz diferença, porque um ensina o outro’’ tal afirmação, apesar de sua simplicidade, demonstra uma  necessidade de uma prática pedagógica que reconheça a diversidade, mas não tente homogeneizá-la.
Geralmente ocorrem na escola situações em que se manifestam preconceitos, muitas vezes por gestos ou expressões relacionados  cor, a forma física, a origem, a condição financeira etc. Com este livro podemos trabalhar o respeito, fraternidade e solidariedade através atividades que possibilitem a reflexão das atitudes, percebendo as diferenças como fator de enriquecimento cultural.


Cinema:

Autora: Cláudia Marina Lévay(1962-2013)
filme:Tainá - Uma Aventura na Amazônia
Modalidade:Ensino fundamental Matéria:Geografia

Obra: O filme conta as aventuras de uma jovem índia órfã que vive com seu avô, o velho e sábio Tigê, em um recanto do Rio Negro, na Amazônia. Com Tigê, ela aprende as lendas e histórias de seu povo, convivendo intimamente com a floresta e seus animais. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaquinho de cair nas garras de um traficante. Apelidado de Catú, o novo amiguinho passa a ser seu companheiro após a morte do avô. Protegida por um amuleto deixado por Tigê, Tainá segue na luta em defesa da selva. Perseguida pelo traficante, a indiazinha vai parar em uma pequena vila onde mora uma bióloga e seu filho Joninho, que a contragosto está acompanhando a mãe em suas pesquisas científicas. O convívio entre eles se torna difícil e Tainá resolve deixar a vila, mas Joninho, que já planejava uma "fuga" para pregar uma peça na mãe, a segue e agora terá que aprender com ela a sobreviver na floresta.

Reflexão sobre a obra:Este filme visa a valorização da floresta Amazônia que pode ser trabalhado em diversas áreas como: geografia, ciências, história e arte. A ética seria abordada em respeito a conduta humana,refletindo sobre as ações de shoba (traficante de animais) e seus ajudantes, até onde o ser humano seria capaz de ir para o beneficio próprio?Capaz de dar prejuízos ambientais, o trafico de animais e depredações da natureza.Não apenas a natureza e sim a população indígenas que hoje são consideradas uma postura correta ecológica já que usam os recursos naturais sem degradá-los.Desperta também um sentimento de valorização da nossa terra já que a maior parte da Floresta Amazônia encontra-se em território brasileiro.

 Depois de ser feita a exibição do filme, faria questionamentos sobre o mesmo e iria dialogar com a turma deixando expor suas opineis, revendo nossas maneiras de como podemos cuidar do meio ambiente. Atividade em folha para identificar a Amazonas; Logo depois faríamos a confecção dos objetos que seriam feitos por materiais de sucatas: cocar (folha de revista), chocalho (garrafa pet) e colar indígena (tampinha de garrafa).




Objetivos:

Conhecer e Refletir sobre a Cultura Indígena Brasileira;

Conhecer a região Amazônica;

Conhecer algumas tribos indígenas e sua linguagem cultural;

Produzir a arte indígena em sucatas;

Preservar a natureza e o meio ambiente.




Teatro:

Escolhi o teatro, pois é uma expressão artística muito antiga, que acompanha o homem até os dias atuais. O teatro é uma linguagem que provoca, sensibiliza, emociona. 

Vários estudos apontam o teatro como uma ferramenta muito importante no processo de desenvolvimento, por conta do seu caráter lúdico, assim, torna-se um elo fundamental nos processos de ensino-aprendizagem dos indivíduos.

A artista escolhida foi Maria Clara Machado.

A escritora, dramaturga, professora e diretora teatral Maria Clara Jacob Machado nasceu na cidade de Belo Horizonte, capital mineira, no dia 3 de abril de 1921. Ela se tornaria famosa por suas criações e transformações na esfera dramatúrgica direcionada para crianças.

A obra escolhida para ser trabalhada foi a peça teatral “A menina e o vento”.






Reflexão da artista por meio da obra:

Maria Clara viveu uma época de repressão anterior à ditadura militar, e usa esse contexto de forma lúdica, com personagens que vivem à margem da liberdade de expressão, de pensamento e de atitude. Quando se fala em liberdade também entra em discussão a questão da autonomia e da compreensão da vida. Em nosso tempo as crianças amadurecem cada vez mais cedo, deixando pra trás um mundo que ela acabou de começar a explorar: a infância.




Sinopse da obra:

Relata a história de uma menina chamada Maria, que junto com seu irmão Pedro, fogem de suas tias repressoras, pois elas os forçam a estudar a todo momento, lições de educação cívica. A tia educadora com suas regras do convívio social acha que se deve amar o Brasil por definição e imposição.

Então, as crianças resolvem se esconder em uma praia deserta, onde descobrem uma cova, e nela encontram o Vento (um personagem mitológico, em que representa a liberdade para a menina).

Maria se torna grande amiga do Vento, e juntos resolvem passear e viver muitas aventuras. Pedro conta que sua irmã sumiu, sua mãe e suas tias preocupadas vão procura-la.

A história se desenrola com muitas situações inusitadas enquanto tentam encontrar Maria. Nesse tempo a menina, conduzida pelo Vento, contempla todo o Brasil e, nessa lúdica viagem aprende a amá-lo e respeitá-lo de uma forma bem diferente da que suas tias tentavam ensiná-la.




A peça mostra um pouco da realidade que nos ensina o valor de conhecer e amar o nosso Brasil. Resgatar a importância da educação Cívica, mas não por imposição, e sim, incentivando a questão de que devemos conhecer e valorizar as diversas culturas do nosso país.




Série/Ciclo: 

Tema: Cultura brasileira

Sucata: Caixa de leite ou papelão e palito de churrasco

Objetivos:

Socializar a classe através do teatro;

Valorizar a cultura brasileira;

Criar sucatas para a dramatização e preservar o meio ambiente.

Metodologia:

Explanação do artista e obra escolhida;

Contação de história e reflexão da forma que será trabalhada;

Confecção dos personagens e objetos;

Representação da história apresentada por meio do teatro de sombras.




Webliografia:


http://www.portinari.org.br/

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf

http://www.hotsitespetrobras.com.br/cultura/projetos/56/360

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1377

http://letras.mus.br/galinha-pintadinha/1830007/

https://musicanaescolaportal.wordpress.com/



http://www.republicaativa.com.br/#!a-menina-e-o-vento/c13cn

http://teatroemsala.blogspot.com.br/2011/02/importancia-da-vivencia-teatral-na_22.html

pt.slideshare.net/saladerecursosec1/na-minha-escola

https://www.youtube.com/watch?v=aSwdAWkLGmM

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