Significado de Experiência
1. Ato de experimentar.
2. Ensaio.
3. Tentativa.
4. Conhecimento adquirido por prática, estudos, observação, etc
5. Experimentar algo através dos sentidos existentes no ser humano.
6. homem de experiência: homem conhecedor das coisas da vida.
Portanto, como vimos a cima, a experiência é algo que de fato acontece e pode ser percebido pelo homem através dos seus sentidos.
A criança é construída por experiências e, é por meio delas, que a aprendizagem deslancha. As situações cotidianas são um rico ponto de partida para se explorar e intensificar essas experiências! É necessário, porém, que se passe a olhar para vida de uma maneira mais cuidadosa.
Vera Tschiptschin Francisco - psicanalista, pedagoga e membro-fundadora da Gesto Psicanálise - explica que as experiências sociais acontecem naturalmente na rotina diária da criança e alinham o desenvolvimento dela. Ressalta que é importante lembrar porém, que essas experiências se enriquecessem "com a presença de um adulto que transita entre uma proximidade e uma distância maior da criança, dependendo da situação, ou seja, ora ele entra e atua na experiência e ora observa e
se coloca ao alcance dessa criança, caso ela necessite".
Segundo Vygotsky (1989, p.148 apud HERMIDA, 2007, p.285)
''As experiências e as trocas afetivas são fonte de desenvolvimento. É através da experiência social
mediada pelo outro, nas diversas situações de convívio social da qual participa, que a criança aprende parte significativa das ações e conhecimentos necessários para sua inserção no mundo''.
Nesse sentido, é fundamental que o educador oportunize experiências estimuladoras que possibilitem a criança construir seu próprio conhecimento, considerando suas características e diferenças étnicas, religiosas, econômicas e todas as suas necessidades específicas. Portanto, compete ao ensino infantil considerar que as crianças são diferentes entre si, implicando assim em uma educação baseada em condições de aprendizagem que as respeitem como pessoas singulares.
Na educação infantil o objetivo principal é a socialização e as ferramentas mais utilizadas são arte educação, brinquedoteca e práticas psicomotoras, ou seja, experiências e estímulos positivos o tempo inteiro.
A brincadeira é lúdica é uma forma de unir todas as ferramentas disponíveis na educação infantil, agradar as crianças por ser muito lúdica e gerar boas experiências a partir de boas intencionalidades.
Portanto, educadores apostem em brincadeiras se adquirir experiência for o objetivo.
''A criança desenvolve-se pela experiência social, nas interações que estabelece, desde cedo, com a
experiência sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado. Dessa forma, a brincadeira é uma atividade humana na qual as crianças são introduzidas constituindo-se em um modo de assimilar e recriar a experiência sócio-cultural dos adultos''. (WAJSKOP, 1995, p. 25)
Obrigada pela experiência de escrever para vocês.. VIÚVA NEGRA
Sites que usei nesse post:
- http://www.dicionariodoaurelio.com/experienciahttp://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importancia-experiencias-crianca-pequena-807538.shtmlutm_source=redes_educar&utm_medium=twitter&utm_campaign=redes_educar
- http://www.pedagogia.com.br/artigos/desenvolvimentodacrianca/
- http://pedagogiaaopedaletra.com/brincadeiras-na-educacao-infantil/
- http://br.monografias.com/trabalhos3/desenvolvimento-infantil-brincar-aprender-operatorio/desenvolvimento-infantil-brincar-aprender-operatorio2.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!