Pesquise Aqui.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Folclore


No dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore, soube disso em um trabalho escolar (a data não é muito popular) e ao passar por um mural com algumas informações a respeito, resolvi pesquisar além e então passar para vocês..

Etimologia da palavra
A palavra “folklore” (em inglês) foi inventada pelo arqueólogo inglês William John Thoms, que fez a junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação.

Definição
Folclore então é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos dessa nação. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Esses mesmo folclores que deram origem a muitas festas populares, cirandas, danças,vestuários, músicas, receitas, brincadeiras...

Origem da data
No Brasil, o Dia do Folclore foi oficializado em 17 de agosto de 1965 por meio doDecreto nº 56.747, assinado pelo então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco e por seu Ministro da Educação, Flávio Suplicy de Lacerda. No texto do decreto há referência direta a William John Thoms e ao seu pioneirismo na pesquisa das culturas populares.

Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

Ensino do folclore
Art. 1º Será celebrado anualmente, a 22 de agosto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore.
Art. 2º A Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro do Ministério da Educação e Cultura e a Comissão Nacional do Folclore do Instituto Brasileiro da Educação, Ciência e Cultura e respectivas entidades estaduais deverão comemorar o Dia do Folclore e associarem-se a promoções de iniciativa oficial ou privada, estimulando ainda, nos estabelecimentos de curso primário, médio e superior, as celebrações que realcem a importância do folclore na formação cultural do país.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 17 de agôsto de 1965; 144º da Independência e 77º da República.


Portanto, é fundamental para um país conhecer as raízes de suas tradições populares,folclore, e esse ensino deve começar na educação infantil e não deve parar. A criança é um sujeito de cultura inserido num contexto social, assim como o adulto também é. O encontro desses sujeitos no espaço físico e temporal da escola faz do lúdico, da brincadeira, do jogo, da linguagem e da cultura infantil possibilidades de acesso a uma educação democrática e emancipatória.



Webliografia:
Jogos disponíveis nesse site  e também nesse site
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/dia_folclore.htm
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-folclore.htm
http://www.datascomemorativas.me/2015/?query=Dia+do+Folclore
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302014000100008&script=sci_arttext

                                

                               VIÚVA NEGRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!