Alunas: Camila Dias, Ynara Kerolyn e Isabella Hott
19 de Abril - Dia do Índio
História do Dia do Índio:
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data:
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data:
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
⦁ Atividade para a pré-escola:
Em sala de aula seria criado um ambiente simulando uma oca, com palhas por todo lado, comidas típicas indígenas pelo chão, brinquedos, instrumentos e ferramentas usadas por índios, para proporcionar o conhecimento sobre essa cultura e a vivência parecida com a dos índios para que pudessem ter uma noção melhor de como é o dia a dia dos mesmos.
Para fixar o conteúdo iria confeccionar uma peteca com a turma (podendo ser com materiais de sucata, E.V.A ou outros materiais), apresentando melhor a brincadeira, mostrando-os que podem conhecer uma brincadeira e não saber de suas origens, ensiná-los a brincar.
O motivo de fixar o conteúdo através da confecção e aprendizagem sobre o jogo com a peteca é que na pré-escola o principal objetivo é a socialização entre os alunos, e essa brincadeira visa exatamente isso, algo muito vivenciado pelos índios, trabalho em grupo, em conjunto, a partir do momento que o objetivo é não deixar a peteca cair com a ajuda do outro, e com essa brincadeira a crianças poderão socializar com os colegas de sala.
Conversar sobre a cultura e brincadeiras indígenas, e confeccionar uma peteca com a turma. Com isso, conhecerão brincadeiras indígenas e, fazendo-a poderão praticá-la com seus amigos e compreendê-la melhor.
Peteca- Origem: O nome “peteca” tem origem Tupi e significa ‘tapear”, “golpear com as mãos”, e é também um brinquedo conhecido no Brasil. Pelos índios é feito com as palhas do milho trançadas e a criam de vários formatos.
⦁ Atividade para ensino fundamental:
Em sala de aula seria criado um ambiente simulando uma oca, com palhas por todo lado, comidas típicas indígenas pelo chão, brinquedos, instrumentos e ferramentas usadas por índios, para proporcionar o conhecimento sobre essa cultura e a vivência parecida com a dos índios para que pudessem ter uma noção melhor de como é o dia a dia dos índios.
Através dessa pequena vivência simulada em sala de aula estarei aguçando a criatividade do aluno e deixando com que ele se interesse e procure saber mais sobre o conteúdo, e à medida que isso for acontecendo vou explicando mais sobre os índios e suas práticas (método maiêutica).
Para fixação do conteúdo aplicado, seria feito um circuito com atividades típicas dos índios (ex.: lançar dardos, acertar alvos, etc), nesse circuito usariam ferramentas e obstáculos confeccionados por eles, e estaria sendo feita também uma competição entre eles, levando-os a ter espírito competitivo, saber ganhar e perder e etc.
Referências:
http://santamonica.edt.com.br/dia-do-indio-pre-ii-peteca-taquara/
http://www.pragentemiuda.org/2009/03/especial-dia-do-indio.html
https://indioportalprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/
22 de abril - Dia Internacional do Planeta Terra
O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em muitos países do mundo. A data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data.
A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.
A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pessoas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental.
O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence à humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região.
⦁ Atividade para a pré-escola:
Image
A proposta é pintar e desenhar tudo que polui o planeta terra.
1. Entregar uma folha com a imagem que está acima
2. Fazer perguntas como: “o que acontece se o lixo entrar nos bueiros?”, “o que acontece se jogar lixo ao mar?” E depois e só explicar.
3. Agora é só deixar que seus alunos usem a imaginação.
Dica: você pode levar papeis de bala pontas de lápis, pedaços de plásticos, para dar mais vida a atividade.
Objetivo: Trabalhar a arte e a imaginação, através das cores e reconhecer o que polui a Terra e as consequências que o lixo pode trazer, sabendo o seu devido lugar, conscientizar as pessoas, especialmente as crianças, para tudo o que podemos fazer para proteger o planeta Terra.
Essa atividade envolve os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo.
⦁ Atividade para o ensino fundamental 5° ano:
A proposta é criar uma poesia com todos os alunos e ao final da aula todos lerem juntos, trabalhando a capacidade dos alunos de sincronizarem um com o outro e a arte da literatura.
1. Explicar a proposta e dar um breve exemplo.
2. Chamar um aluno de cada vez para se direcionarem ao quadro, criando e moldando a poesia.
3. Assim que todos escreverem ao quadro, peça para turma ficar de pé e lerem juntos.
Dica: você pode fazer um jogral, uma peça de teatro ou até um curta, para que haja mais interesse da turma.
Objetivo: Trabalhar a arte da literatura e a capacidade de criar com coerência, trabalhando os domínios cognitivo e psicomotor.
Referenciais:
http://www.pragentemiuda.org/2012/04/dia-da-terra-com-carimbo-das-maos.html
http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-terra/
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_terra.htm
22 de Abril - Descobrimento do Brasil
O Descobrimento do Brasil é celebrado em 22 de abril, que foi o dia em que os navegadores portugueses chegaram ao território brasileiro, no ano de 1500. O descobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, mas o termo é usado apenas como referência, pois quando os portugueses chegaram, o país já era habitado por índios.
O encontro entre os portugueses e os índios foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas. No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil.
⦁ Atividade para a pré-escola
1. A aula começa com a contação da história do descobrimento do Brasil e a interpretação teatral dos alunos.
Era uma vez um país muito distante chamado Portugal, onde as pessoas gostavam muito de uns temperos especiais os quais eles chamavam de "especiarias". Era o cravo, a canela, a noz moscada, a pimenta. Tinham também os tecidos de seda e uns tapetes maravilhosos que eram muito caros e que existiam num outro país. Para chegar a esse outro país chamado Índias só de barco. Esses barcos se chamavam Caravelas.
Um certo Pedro Alvares Cabral, saiu de Portugal para se aventurar no mar, depois de muitos e muitos dias, noites frias e com ventanias, ele avistou um monte e como estava na época da Páscoa chamaram esse monte de Monte Pascoal. Assim que desembarcaram viram que não era só um monte, era muita terra cercada de água, então eles acharam que era uma ilha e chamaram essas terras de Ilha de Vera Cruz. Algum tempo depois mudaram o nome para Terra de Santa Cruz, pois fizeram uma grande cruz na beira da praia e rezaram uma missa em agradecimento pela Páscoa.
Quando eles chegaram nesse lugar eles encontraram muitos homens. Esses homens eram muito diferentes dos homens que vieram do mar na sua maneira de vestir e pensar. Eram chamados de índios. Tinham os corpos pintados e enfeitados com penas. Eles eram os donos dessa Terra.
Os homens que estavam nos navios e que os índios chamavam de homens brancos usavam roupas e rezavam para um Deus diferente do deles. Os índios acreditavam também em Deus, mas era a lua a qual eles chamavam de Jaci e o trovão a quem eles davam o nome de Tupã.
Não tinham médicos. Quem cuidava da saúde da tribo era o Pajé, uma espécie de curandeiro do povo. O pajé possuía conhecimentos diferentes dos índios comuns. Ele conhecia as ervas que curavam e tinha poderes de falar, ver e ouvir os espíritos.Os índios pescavam para comer, além de colher frutas e plantar mandioca e milho.
Não moravam em casas, moravam em ocas feitas com um capim chamado sapé e que eram construídas em rodinha. Eles não dormiam em camas, mas em redes.
Eles adoravam cantar e dançar e nunca maltratavam os animais ou cortavam árvores sem necessidade. Só caçavam os machos, nunca as fêmeas e os filhotes para que as espécies não acabassem.
Como vocês ouviram, essa terra que Cabral descobriu tinha dono, mas como os homens que estavam nas caravanas com Cabral eram poderosos trataram os índios como seres inferiores e começaram a impor seus costumes a eles.
Os homens dos navios começaram a cortar uma espécie de arvore muito importante para os índios que usavam sua tinta para pintar os seus corpos.
Eles encheram seus navios com essas árvores e levaram para Portugal para fazer móveis.
Foi então que eles começaram a chamar as terras que antes chamavam de Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz de Brasil. Os homens brancos foram e voltaram para Portugal várias vezes. Dois reis começaram a brigar pelo Brasil.
Todos queriam ser donos dessa Terra até que um dia um dos reis, o de Portugal, junto com outros homens vieram morar aqui no Brasil. Trouxeram suas mulheres, seus filhos, seus animais, suas roupas, seus livros, sua maneira de pensar, de fazer as coisas e como eram muitas pessoas, eles começaram a construir nas áreas em que os índios viviam e esses começaram a ficar cada vez mais apertados em suas próprias terras e o homem branco foi dominando esse pais chamado Brasil.
FIM
2. A partir do conhecimento obtido em sala, os alunos terão que pintar para que seja avaliado o conhecimento adquirido por cada aluno.
⦁ Atividade para o ensino fundamental:
1. No primeiro momento, perguntas serão feitas sobre o conhecimento prévio do trajeto e descobrimento do Brasil
2. Com o auxílio de mapas e desenhos a turma irá conseguir se localizar
3. Ouvir ler e cantar a música proposta
O almirante português, Pedro Álvares Cabral
No ano de 1500 saiu de Portugal
Com 13 barcos veleiros do rio Tejo pro mar
Para nas ilhas distantes especiarias comprar
Mas D. Manuel I rei venturoso chamado
Aconselhou a Cabral
Mudar de rota um bocado
Para evitar calmarias e para saber também
Se havia como diziam
Terras na banda do além
Navegaram vários dias
Viram um monte afinal
Que por ser tempo d páscoa
Chamaram-no Monte Pascoal
E assim numa quarta-feira
Dia 22 de abril
Foi descoberto afinal
O nosso amado Brasil.
Quando o homem aqui chegou
As terras brasileiras ele avistou
A fauna a flora
As matas virgens
As aguas cristalinas o encantou
Tribos indígenas
E sua cultura
O paraíso tão sonhado ele encontrou
Brasil
Brasil
Brasil
Tu es nossa pátria amada
Terra mãe gentil
Quando o homem aqui chegou
Tanta riqueza ele encontrou
O ouro a prata
O pau Brasil
A natureza generosa o encantou
E na esperança de uma nova pátria
Os portugueses o brasil colonizou
4. Recortar e colar figuras tiradas de revistas com o intuito de destacar e apresentar o conhecimento obtido na aula.
Referencias: http://www.calendarr.com/brasil/descobrimento-do-brasil/
https://www.youtube.com/watch?v=M-0xbsHkU-4
https://www.youtube.com/watch?v=DfLI03JP4tU
http://beleuzacleusa.blogspot.com.br/2009/04/descobrimento-do-brasil-historia.html
19 de Abril - Dia do Índio
História do Dia do Índio:
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
Origem da data:
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Comemorações e importância da data:
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.
⦁ Atividade para a pré-escola:
Em sala de aula seria criado um ambiente simulando uma oca, com palhas por todo lado, comidas típicas indígenas pelo chão, brinquedos, instrumentos e ferramentas usadas por índios, para proporcionar o conhecimento sobre essa cultura e a vivência parecida com a dos índios para que pudessem ter uma noção melhor de como é o dia a dia dos mesmos.
Para fixar o conteúdo iria confeccionar uma peteca com a turma (podendo ser com materiais de sucata, E.V.A ou outros materiais), apresentando melhor a brincadeira, mostrando-os que podem conhecer uma brincadeira e não saber de suas origens, ensiná-los a brincar.
O motivo de fixar o conteúdo através da confecção e aprendizagem sobre o jogo com a peteca é que na pré-escola o principal objetivo é a socialização entre os alunos, e essa brincadeira visa exatamente isso, algo muito vivenciado pelos índios, trabalho em grupo, em conjunto, a partir do momento que o objetivo é não deixar a peteca cair com a ajuda do outro, e com essa brincadeira a crianças poderão socializar com os colegas de sala.
Conversar sobre a cultura e brincadeiras indígenas, e confeccionar uma peteca com a turma. Com isso, conhecerão brincadeiras indígenas e, fazendo-a poderão praticá-la com seus amigos e compreendê-la melhor.
Peteca- Origem: O nome “peteca” tem origem Tupi e significa ‘tapear”, “golpear com as mãos”, e é também um brinquedo conhecido no Brasil. Pelos índios é feito com as palhas do milho trançadas e a criam de vários formatos.
⦁ Atividade para ensino fundamental:
Em sala de aula seria criado um ambiente simulando uma oca, com palhas por todo lado, comidas típicas indígenas pelo chão, brinquedos, instrumentos e ferramentas usadas por índios, para proporcionar o conhecimento sobre essa cultura e a vivência parecida com a dos índios para que pudessem ter uma noção melhor de como é o dia a dia dos índios.
Através dessa pequena vivência simulada em sala de aula estarei aguçando a criatividade do aluno e deixando com que ele se interesse e procure saber mais sobre o conteúdo, e à medida que isso for acontecendo vou explicando mais sobre os índios e suas práticas (método maiêutica).
Para fixação do conteúdo aplicado, seria feito um circuito com atividades típicas dos índios (ex.: lançar dardos, acertar alvos, etc), nesse circuito usariam ferramentas e obstáculos confeccionados por eles, e estaria sendo feita também uma competição entre eles, levando-os a ter espírito competitivo, saber ganhar e perder e etc.
Referências:
http://santamonica.edt.com.br/dia-do-indio-pre-ii-peteca-taquara/
http://www.pragentemiuda.org/2009/03/especial-dia-do-indio.html
https://indioportalprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/
22 de abril - Dia Internacional do Planeta Terra
O Dia da Terra, 22 de abril, é uma data festiva comemorada em muitos países do mundo. A data foi criada nos Estados Unidos por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. Além de criar a data, o senador lutou pela divulgação e promoção dos objetivos desta data.
A data foi criada com o propósito de abrir discussões em todo mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais do planeta Terra. Além disso, tinha como objetivo criar uma consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.
A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pessoas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi grande e este criou a Agência de Proteção Ambiental.
O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada ou organizada por uma entidade específica. Ela pertence à humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região.
⦁ Atividade para a pré-escola:
Image
A proposta é pintar e desenhar tudo que polui o planeta terra.
1. Entregar uma folha com a imagem que está acima
2. Fazer perguntas como: “o que acontece se o lixo entrar nos bueiros?”, “o que acontece se jogar lixo ao mar?” E depois e só explicar.
3. Agora é só deixar que seus alunos usem a imaginação.
Dica: você pode levar papeis de bala pontas de lápis, pedaços de plásticos, para dar mais vida a atividade.
Objetivo: Trabalhar a arte e a imaginação, através das cores e reconhecer o que polui a Terra e as consequências que o lixo pode trazer, sabendo o seu devido lugar, conscientizar as pessoas, especialmente as crianças, para tudo o que podemos fazer para proteger o planeta Terra.
Essa atividade envolve os domínios cognitivo, psicomotor e afetivo.
⦁ Atividade para o ensino fundamental 5° ano:
A proposta é criar uma poesia com todos os alunos e ao final da aula todos lerem juntos, trabalhando a capacidade dos alunos de sincronizarem um com o outro e a arte da literatura.
1. Explicar a proposta e dar um breve exemplo.
2. Chamar um aluno de cada vez para se direcionarem ao quadro, criando e moldando a poesia.
3. Assim que todos escreverem ao quadro, peça para turma ficar de pé e lerem juntos.
Dica: você pode fazer um jogral, uma peça de teatro ou até um curta, para que haja mais interesse da turma.
Objetivo: Trabalhar a arte da literatura e a capacidade de criar com coerência, trabalhando os domínios cognitivo e psicomotor.
Referenciais:
http://www.pragentemiuda.org/2012/04/dia-da-terra-com-carimbo-das-maos.html
http://www.calendarr.com/brasil/dia-da-terra/
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_terra.htm
22 de Abril - Descobrimento do Brasil
O Descobrimento do Brasil é celebrado em 22 de abril, que foi o dia em que os navegadores portugueses chegaram ao território brasileiro, no ano de 1500. O descobridor do Brasil foi Pedro Álvares Cabral, mas o termo é usado apenas como referência, pois quando os portugueses chegaram, o país já era habitado por índios.
O encontro entre os portugueses e os índios foi um verdadeiro choque cultural. Eles ficaram curiosos com os objetos, animais, metais e com as roupas. No início, o objetivo dos portugueses era catequizar os índios, mas depois iniciou-se o processo de colonização do Brasil.
⦁ Atividade para a pré-escola
1. A aula começa com a contação da história do descobrimento do Brasil e a interpretação teatral dos alunos.
Era uma vez um país muito distante chamado Portugal, onde as pessoas gostavam muito de uns temperos especiais os quais eles chamavam de "especiarias". Era o cravo, a canela, a noz moscada, a pimenta. Tinham também os tecidos de seda e uns tapetes maravilhosos que eram muito caros e que existiam num outro país. Para chegar a esse outro país chamado Índias só de barco. Esses barcos se chamavam Caravelas.
Um certo Pedro Alvares Cabral, saiu de Portugal para se aventurar no mar, depois de muitos e muitos dias, noites frias e com ventanias, ele avistou um monte e como estava na época da Páscoa chamaram esse monte de Monte Pascoal. Assim que desembarcaram viram que não era só um monte, era muita terra cercada de água, então eles acharam que era uma ilha e chamaram essas terras de Ilha de Vera Cruz. Algum tempo depois mudaram o nome para Terra de Santa Cruz, pois fizeram uma grande cruz na beira da praia e rezaram uma missa em agradecimento pela Páscoa.
Quando eles chegaram nesse lugar eles encontraram muitos homens. Esses homens eram muito diferentes dos homens que vieram do mar na sua maneira de vestir e pensar. Eram chamados de índios. Tinham os corpos pintados e enfeitados com penas. Eles eram os donos dessa Terra.
Os homens que estavam nos navios e que os índios chamavam de homens brancos usavam roupas e rezavam para um Deus diferente do deles. Os índios acreditavam também em Deus, mas era a lua a qual eles chamavam de Jaci e o trovão a quem eles davam o nome de Tupã.
Não tinham médicos. Quem cuidava da saúde da tribo era o Pajé, uma espécie de curandeiro do povo. O pajé possuía conhecimentos diferentes dos índios comuns. Ele conhecia as ervas que curavam e tinha poderes de falar, ver e ouvir os espíritos.Os índios pescavam para comer, além de colher frutas e plantar mandioca e milho.
Não moravam em casas, moravam em ocas feitas com um capim chamado sapé e que eram construídas em rodinha. Eles não dormiam em camas, mas em redes.
Eles adoravam cantar e dançar e nunca maltratavam os animais ou cortavam árvores sem necessidade. Só caçavam os machos, nunca as fêmeas e os filhotes para que as espécies não acabassem.
Como vocês ouviram, essa terra que Cabral descobriu tinha dono, mas como os homens que estavam nas caravanas com Cabral eram poderosos trataram os índios como seres inferiores e começaram a impor seus costumes a eles.
Os homens dos navios começaram a cortar uma espécie de arvore muito importante para os índios que usavam sua tinta para pintar os seus corpos.
Eles encheram seus navios com essas árvores e levaram para Portugal para fazer móveis.
Foi então que eles começaram a chamar as terras que antes chamavam de Monte Pascoal, Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz de Brasil. Os homens brancos foram e voltaram para Portugal várias vezes. Dois reis começaram a brigar pelo Brasil.
Todos queriam ser donos dessa Terra até que um dia um dos reis, o de Portugal, junto com outros homens vieram morar aqui no Brasil. Trouxeram suas mulheres, seus filhos, seus animais, suas roupas, seus livros, sua maneira de pensar, de fazer as coisas e como eram muitas pessoas, eles começaram a construir nas áreas em que os índios viviam e esses começaram a ficar cada vez mais apertados em suas próprias terras e o homem branco foi dominando esse pais chamado Brasil.
FIM
2. A partir do conhecimento obtido em sala, os alunos terão que pintar para que seja avaliado o conhecimento adquirido por cada aluno.
⦁ Atividade para o ensino fundamental:
1. No primeiro momento, perguntas serão feitas sobre o conhecimento prévio do trajeto e descobrimento do Brasil
2. Com o auxílio de mapas e desenhos a turma irá conseguir se localizar
3. Ouvir ler e cantar a música proposta
O almirante português, Pedro Álvares Cabral
No ano de 1500 saiu de Portugal
Com 13 barcos veleiros do rio Tejo pro mar
Para nas ilhas distantes especiarias comprar
Mas D. Manuel I rei venturoso chamado
Aconselhou a Cabral
Mudar de rota um bocado
Para evitar calmarias e para saber também
Se havia como diziam
Terras na banda do além
Navegaram vários dias
Viram um monte afinal
Que por ser tempo d páscoa
Chamaram-no Monte Pascoal
E assim numa quarta-feira
Dia 22 de abril
Foi descoberto afinal
O nosso amado Brasil.
Quando o homem aqui chegou
As terras brasileiras ele avistou
A fauna a flora
As matas virgens
As aguas cristalinas o encantou
Tribos indígenas
E sua cultura
O paraíso tão sonhado ele encontrou
Brasil
Brasil
Brasil
Tu es nossa pátria amada
Terra mãe gentil
Quando o homem aqui chegou
Tanta riqueza ele encontrou
O ouro a prata
O pau Brasil
A natureza generosa o encantou
E na esperança de uma nova pátria
Os portugueses o brasil colonizou
4. Recortar e colar figuras tiradas de revistas com o intuito de destacar e apresentar o conhecimento obtido na aula.
Referencias: http://www.calendarr.com/brasil/descobrimento-do-brasil/
https://www.youtube.com/watch?v=M-0xbsHkU-4
https://www.youtube.com/watch?v=DfLI03JP4tU
http://beleuzacleusa.blogspot.com.br/2009/04/descobrimento-do-brasil-historia.html
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