Olá galera, como estão? hoje eu vou ser um pouquinho mais direta, pois tenho um compromisso aí...vocês não vão perguntar o que é?... sério? tá mesmo assim eu vou falar, eu sei que vocês estão se fazendo de difíceis, fui chamada para resolver uma missão muito legal (gritos histéricos), bom hoje iremos falar sobre o desenvolvimento das crianças de 2 anos, pois fui fazer uma visita a uma creche e me despertou a curiosidade (todos sabem que eu sou muito curiosa) de como acontece esse desenvolvimento, espero que gostem.
O desenvolvimento das crianças de 2 anos:
Bom aos dois anos a criança já mostra um certo grau de independência, já é capaz de realizar atividades mais complexas e se relaciona com mais facilidade com outras crianças e adultos.
Arquivos secretos do Dr...:
O desenvolvimento das crianças de 2 anos:
Bom aos dois anos a criança já mostra um certo grau de independência, já é capaz de realizar atividades mais complexas e se relaciona com mais facilidade com outras crianças e adultos.
- Desenvolvimento físico e motor:
- Consegue abrir e fechar as portas (com o trinco somente);
- Sobe e desce da cama sozinha;
- Sobe os degraus das escadas com os dois pés;
- Corre relativamente bem;
- Participa do ato de despir-se e descalçar-se;
- Faz rabiscos em folhas grandes de papel;
- Encaixa cubos de diferentes dimensões.
- Mas se você participar da rotina de uma creche assim como participei verá que algumas fazem muito mais que isso, dobram lençóis perfeitamente (muito melhor que muitos "grandões" por aí), ajudam outras crianças a se vestirem ou se calçarem, hoje em dia na era da tecnologia algumas conseguem até mexer em celulares, tablets, computadores, etc. Enfim isso também varia de criança para criança.
2. Desenvolvimento mental:
- Identifica algumas coisas apesar de não falar ainda seus nomes;
- Conhece seu próprio nome;
- Repete palavras com alguma correção;
- Conta até 03 (por imitação e não por assimilação, isso não significa que compreenda);
- Reconhece objetos e pessoas que tenha visto a dois meses atrás;
- Forma frases com duas ou três palavras, isso caracteriza aumento de vocabulário;
- Começa a formar frases negativas e interrogativas;
- Inicia i emprego do “Quem”.
Um exemplo de reconhecer o próprio nome que eu percebi, foi quando eles me levaram até a chamadinha e falaram "eu tia".
3.Desenvolvimento socioemocional:
- Reconhece expressões fisionômicas;
- Reconhece a mãe em fotografias;
- Compreende ordens negativas e proibições;
- Necessita estar sempre ocupado;
- Necessita muito da assistência mãe ou substituta;
- É negativista (gosta sempre de ser do contra, protestar);
- Começa a procurar um companheiro para brincar (a convivência com estranho é importante para o seu desenvolvimento socioemocioal).
A presença de estagiários ajuda nesse desenvolvimento.
"Então Lince saber isso é importante pois?", conhecer o desenvolvimento da criança e suas fases é importante para o professor, pois essas informações irá auxilia-lo a compreender o comportamento e desenvolver atividades específicas de acordo com a idade.
Bom galera por hoje é isso, como eu disse hoje estou em uma correria, espero que tenham gostado e ajudado, até a próxima, bom sábado e... e ... esqueci, deixa pra lá, beijos! Já falei para não me apressar eu me esqueço das coisas.
- http://brasil.babycenter.com/a3400533/a-crian%C3%A7a-de-2-anos
- http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br/2010/08/crianca-aos-02-anos-de-idade.html
- http://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/desenvolvimento/tabela-das-competencias-esperadas-entre-os-2-e-os-3-anos-de-idade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!