Pesquise Aqui.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Corpo e seus sinais esquisitos

   Comunicação vai muito além das palavras. O tom de voz que utilizamos para dizer algo pode mudar totalmente o sentido da frase. A maneira como colocamos o nosso corpo durante uma conversa 
também pode indicar o que realmente queremos mostrar, mas não falamos.

   A linguagem corporal é um meio de comunicação. Através desse meio, você conseguirá entender os sinais do corpo e o que ele tem a dizer, conseguirá entender melhor o que os outros estão dizendo.
Através dela, podemos entender mais o “mundo” da criança.

   Com os gestos ao falar, os olhares e os movimentos feitos com o corpo, podemos identificar algum desconforto ou descontentamento, euforias, preocupações e até medos.

   Alguns exemplos de linguagens corporais mais comuns:

Mãos um tanto quanto “agitadinhas”:
   Como um sinal de impaciência, as pessoas tendem a mover suas mãos incontrolavelmente, algumas vezes "batucando" em mesas ou em algum outro objeto. Se você está falando com uma pessoa que está fazendo esse gesto, pode ser que ela não esteja prestando atenção no que você está falando.

Pernas inquietas:
   Da mesma forma que as mãos, pernas se movendo freneticamente, seja cruzando e descruzando as pernas, batendo com os pés em um ritmo frequente ou balançando as pernas, também mostram impaciência.

Coçar a cabeça:
   Normalmente o ato de coçar a cabeça é logo ligado à confusão e dúvida. Mas também pode ter outro significado: em áreas onde a violência é predominante, como em prisões ou lutas de UFC, as pessoas aproximam seus rostos e encostam suas cabeças uma na outra como uma forma de desafio.

Mãos na cintura:

   Ah, com esse temos que ter atenção. Se alguém está com as mãos na cintura, pode ser que esteja brava ou sem paciência.

   Veja também uma tabela com alguns comportamentos não-verbais e suas possíveis interpretações:

   Mas e consciência corporal? Bom, consciência corporal está diretamente ligada ao autoconhecimento do corpo, são os sinais que o corpo te dá pra dizer que tem alguma coisa errada, um espirro, uma tosse diferente, uma dor nas costas que seja, são sinais que o corpo dá pra fazer uma espécie de aviso para o bom funcionamento do organismo.

   Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

   Nos comunicamos com o mundo externo através dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) recebendo estímulos e processando-os na mente. A comunicação com o mundo interno não é muito diferente, também recebemos estímulos que são feitos através das terminações nervosas 
presentes em músculos, articulações e órgãos.


   Podemos concluir que linguagem corporal é o meio de comunicação não-verbal que pode ajudar a compreender e e identificar gestos e expressões e e a consciência mesmo, o quê faz você pensar em ir ao médico, tomar um remédio, fazer qualquer coisa pra ficar bem.

Bom, é isso. Então até qualquer outro dia aleatório de postagem de trabalhos.


Referências:
http://www.sobrevivendo.com.br/2011/03/linguagem-corporal.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_corporal#A_import.C3.A2ncia_da_linguagem_corporal
http://www.methodus.com.br/artigo/134/linguagem-corporal-sensibilidade-e-atitude.html
https://portal.sesc-sc.com.br/servico/256/5/consciencia-corporal.html http://bbelmulher.com.br/arquivo/post/melhore-sua--consciencia-corporal
http://www.dicasdeetiqueta.com.br/linguagem-corporal/ http://www.menshealth.com.pt/mhtv/item/1274-o-poder-da-linguagem-corporal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!