Pesquise Aqui.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Mulheres na educação

Feliz 8 de março, feliz dia das mulheres. Ebaa, uhuuul.

‘‘Mas por quê?’’ Já que vocês perguntaram, então vamos lá..

  Porque houve um incêndio, em que 129 operárias morreram carbonizadas em uma fábrica têxtil na cidade de Nova York, esse incêndio como muitos dizem teria, supostamente, sido intencional, o proprietário da fábrica, como forma de repressão extrema às greves teria trancado suas funcionárias e colocado fogo, e isso tudo teria acontecido no dia 8 de março de 1857. Fim!

  Bem, é fácil de acreditar nessa história, tem até datas e número de mortos, mas na realidade não é por isso que 08 de março é o dia das mulheres, apesar desse acidente ter ocorrido. Vou esclarecer, dia 25 de março de 1911, às cinco horas da tarde, na Triangle Shirtwaist Company, ocorreu um incêndio e vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres e 21 homens, pelas péssimas instalações elétricas da fábrica, as portas estavam trancadas pelas diversas greves, assim os trabalhadores eram mantidos no fábrica.
  Agora vamos ao real motivo do dia das mulheres. Um ano antes dessa tragédia, em 1910, na cidade de Copenhague, ocorreu o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas e lá foi mencionada a ideia de criar o dia da mulher, o movimento feminista e as demais associações das mulheres continuaram com sua luta para encaixar esse o dia ao calendário.
  Pois bem, no dia 08 de março desse ano, as mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve e reivindicaram a ajuda dos operários do setor de metalurgia. Essa data entrou para a história como um grande feito de mulheres operárias
  Após segunda guerra mundial, o dia 08 de março começou a tornar-se aos poucos o símbolo principal de homenagens às mulheres. Ao mês de março também foi, a partir de então, associado o evento do incêndio em Nova York, ocorrido no dia 25.

A história da Educação da mulher no Brasil
  No Período Colonial a mulher não tinha o direito se quer de ir à escola, com o tempo isso mudou, a educação foi oferecida particularmente a essas mulheres, no meado do século XIX.  A maior preocupação da escola era que as alunas aprendessem a se comportar na sociedade e a respeitar o outro. Com relação ao ensino público, o ingresso feminino na escola ocorreu após a fundação da escola normal, em 1880, na Corte do Rio de Janeiro. As professoras formadas pela escola normal passaram a lecionar instruções primárias, atualmente chamadas de anos iniciais do ensino fundamental, antigamente em muitos lugares o ensinamento apenas era transmitido por homens (tutores) com o tempo foi relacionado a maternidade, afetividade e o ensino a nos mulheres.  Esse é apenas um resumo de um pequeno trecho de uma grande caminhada, agora nos estamos com o lápis e a caneta na mão, só nos falta refletir para continuar e ajudar nessa história. Confio na educação, confio no curso normal, confio em nos mulheres, VAMOS FAZER A DIFERENÇA, VAMOS MUDAR O MUNDO!
  Abaixo um cartaz “We Can Do It” (“Nós podemos fazê-lo”), que teve como modelo Geraldine Doyle, uma operária de 19 anos, de uma fábrica de Michigan, em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. O cartaz converteu-se em um símbolo para as mulheres que assumiram postos de trabalho em substituição aos homens que serviam às forças armadas americanas.

  Apesar de ser americano, quis mostrar com ele o poder que temos, na época os cargos que elas iriam assumir seriam apenas os praticados por homens, e elas conseguiram o que todos duvidavam. Nos também temos essa força!


Sites que usei nesse post:
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm
http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=422
http://portal.aprendiz.uol.com.br/2013/03/08/dia-das-mulheres-oito-nomes-que-revolucionaram-a-educacao/
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/fatos-historicos-conquistas-dia-da-mulher-735607.shtml#ad-image-0

                                                                                                         VIÚVA NEGRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!