Nesse post apresentaremos o trabalho proposto pela professora Margareth Amaral, na disciplina: PPIP, falaremos das doenças do magistério e apresentaremos em forma de vídeo a pesquisa feita, por esse link https://www.youtube.com/watch?v=foaSVIWP6Sk
A partir de nossa pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Zélio Jotha, percebemos que os professores antes de começarem a atuação não tinham o conhecimento sobre as possíveis doenças a serem adquiridas ao longo dos anos de profissão, atualmente existe uma consciência um pouco maior sobre esse aspecto, mas de acordo com a pesquisa os outros funcionários desconhecem ainda mais.
Sites que podem ser usados para o conhecimento das principais doenças do magistério.
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/voz1.htm
http://www.saudedoprofessor.com.br/Imprensa/2603092.html
Mesmo com maiores informações sobre esse aspecto ainda existem muitas doenças, lesões e síndromes que poucos professores, que são os mais afetados detém o conhecimento e se previnem, assim como podemos perceber no nosso vídeo sobre a síndrome de Burnout.
Os interessados nessa síndrome podem saber mais sobre o assunto nesse link.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=38
Ainda sobre a pesquisa, também percebemos que o estresse é um grande prejudicial à saúde, é necessário que tenha controle e calma para que este não te afete com tanta agressividade.
Além de todas as doenças já propicias aos professores, ainda tem aquelas que podem ser adquiridas com o contato com alunos, pois é professores mesmo depois de mais velhos pegam piolho, catapora, conjuntivite, etc.. É uma profissão que está realmente muito imune, por isso precisa de muito cuidado e atenção.
Os professores entrevistados não declaram serem as pessoas mais saudáveis em termos de exercícios, em conversas por trás das câmeras, assumiram desanimo e a falta de tempo como resposta. Mas afinal, devemos mesmo colocar tantas coisas na nossa frente? Na frente de nossa saúde? Sei que o salário é um ponto que pesa ao desistir de uma das matrículas, mas a saúde deve sempre vir em primeiro lugar.
‘‘Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer. ’’
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!