Olá galera hoje estou muito animada, pois irei falar de uma outra brincadeira chamada amarelinha tradicional.
Como funciona:
Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro. Existem inúmeras variações de denominações e formas de brincar. A faixa etária é de 4 anos em diante e pode ser realizada em espaços ao ar livre ou dentro de casa onde á espaço para desenhar uma amarelinha no chão.
Para enriquecer a brincadeira:
Como funciona:
Tem como base um caminho dividido em casas numeradas e riscado no chão com giz. Após jogar uma pedrinha em uma casa - em que não poderá pisar -, a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar, apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante que errar o alvo ou perder o equilíbrio passa a vez para outro. Existem inúmeras variações de denominações e formas de brincar. A faixa etária é de 4 anos em diante e pode ser realizada em espaços ao ar livre ou dentro de casa onde á espaço para desenhar uma amarelinha no chão.
Para enriquecer a brincadeira:
- Ajude os menores a desenhar a amarelinha.
- Planeje e apresente diferentes trajetos e jeitos de percorrê-los.
- Peça que os pais ensinem os tipos de amarelinha comuns de sua infância.
- Adapte as regras para os menores pularem com os dois pés para facilitar
- Estimular coordenação motora e lateralidade;
- Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes;
- Desenvolver a concentração e percepção;
- Identificar e nomear cores e formas geométricas;
- Reconhecer números de 0 a 10.
Desenvolver a consciência corporal, a capacidade de saltar num pé só, girar e equilibrar-se.
Estimular a combinação de regras.
Estimular a combinação de regras.
Sites usados nesse poste:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/amarelinha-caco-428173.shtml
http://pt.slideshare.net/liciafelipe/amarelinha-na-educao-infantil
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15683
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/amarelinha-caco-428173.shtml
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincadeira-amarelinha-613206.shtml
VAMPIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!