Pesquise Aqui.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

É dia de festa!

Sempre me lembro das minhas festas de aniversário, vejo as fotos e fico rindo com cada momento que passei com os meus familiares e amigos mais especiais.
A preparação sempre muito importante, a lista de amigos, os doces, a alegria, os presentes não me lembro, mas das pessoas não me esqueço. No dia seguinte, a festa continuava com os amigos, o bolo virava lanche da tarde e eu desejava que o dia voltasse ou que o próximo chegasse bem rápido, chegava a contar os dias..

Comemorar o aniversário com bolo, festa, docinhos, brincadeiras e com a decoração do desenho favorito é um sonho para qualquer criança. Muitos pais fazem a maior festa nessa data tão importante. Mas a festa não teria a mesma graça sem a presença dos amigos e daqueles que passam grande parte do seu tempo compartilhando aprendizados, brincadeiras e o desenvolvimento, porque comemorar aniversários é crescer, evoluir e se desenvolver.

Por isso, essa data não pode passar em branco também na escola. Ela deve ser comemorada e celebrada. Mas como? A maioria das escolas festeja fazendo uma segunda festa para o aniversariante junto dos seus amiguinhos, algumas vezes os pais levam o bolo e doces, e em outras, a própria escola toma conta de tudo. Mas é possível fazer algo ainda mais especial, e aprender, nessas datas que acontecem durante o ano? Sim, se trabalhado da forma correta, com a intencionalidade certa pode desenvolver a criança em vários aspectos.

Objetivos:
Aprender a ler calendário.
Ter noção de tempo; Incentivar a escrita, leitura e artes manuais.
Conhecer os nomes dos meses.
Relacionar o mês ao número referente em datas numéricas.
Criar o hábito de consultar calendários, reconhecendo sua função como medidor de tempo.

Faixa etária: de 2 a 6 anos

As escolas têm um papel importante em relação a essa questão: elas podem ajudar as famílias a refletir sobre a importância da comemoração. E, mais além da celebração em si, sobre a forma de comemorar.

Temos de mostrar para as crianças que o importante é estar junto com os amigos, fazer o bolo, enfeitar a sala, cortar pedaços coloridos de papel e montar cartões com desenhos e textos que serão guardados para toda a vida! As escolas deveriam organizar uma política coerente com a sua linha filosófica para fazer estes eventos.

Festas de aniversário são momentos mágicos e esperados. São muito importantes e farão parte da memória de infância de nossas crianças.  O que as crianças querem é muito mais simples do que nós adultos podemos conceber, é estar com os amigos, brincar, ganhar gotinhas de suor pelo rosto, nas pontas do cabelo, e depois reunir todos em torno de uma mesa de qualquer tamanho, cantar parabéns com um sorriso largo no rosto e dividir o bolo com quem faz parte de sua vida! Básico, simples e possível!

Preservar essa celebração é muito importante, não só pela questão “do tamanho da comemoração”, mas principalmente pelo ritual e pelo simbolismo que a festa de aniversário traz para a criança, para sua família e também para todas as pessoas próximas, com quem ela convive.


Dicas


1. A professora faz um cartaz de aniversário com um bolo. Cada criança faz a decoração de uma vela de aniversário e cola uma foto sua no centro da vela. As velas são guardadas e, durante o ano, a professora troca mensalmente o nome do mês e coloca sobre o bolo as velas das crianças que fazem aniversário naquele mês.
2. Presentes podem ser confeccionados pelos alunos para o aniversariante
3. A música dos parabéns é indispensável











A VIÚVA NEGRA deseja PARABÉNS a todos que fazem aniversário hoje, dia 24, e todos os outros dias, saibam que são especiais!!


Sites usados nesse post:
http://www.sidarta.org.br/blog-do-sidarta/nucleo-sidarta/comemorar-o-aniversario-como-isso-pode-ser-bom/
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/106/artigo250448-1.asp
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19732-15160,00.html

3 comentários:

Obrigada pela visita e pelo comentário!