Sem descansos. Feliz Páscoa
Olá, e aí galerinha, tudo bem?Hoje é páscoa, hum muito chocolate, só não exagerem porque não vamos desintalar ninguém de lugar nenhum, brincadeirinha estamos aqui a disposição de vocês, Bom hoje é domingo, páscoa, não é o nosso dia de postagem, isso só quer dizer que...(tchram tchram), isso mesmo, vamos passar para vocês uma receita deliciosa de chocolate que aprendemos quando fomos visitar os vingadores (ah bons tempos), ok galerinha brincadeiras a parte, vamos postar mais um trabalho proposto pela professora Margareth Amaral, de arte educação, o tema "Elaborar um espaço de artes no ambiente escolar", nosso foco é a educação física no 5 ano, e vamos trabalhar (tchram tchram) com a dança, bora voar para o trabalho (não gente não voamos, infelizmente), esperamos que gostem!
Arte na educação
Um dos importantes trabalhos educativos é a arte, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, ajuda a estimular a inteligência e tem uma parcela de culpa na formação da personalidade do indivíduo, sem ter como maior objetivo, ou preocupação a formação de artistas. No trabalho o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual, capacidades que influenciam na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa o próprio sentimento,liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.
Arte na educação
Um dos importantes trabalhos educativos é a arte, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, ajuda a estimular a inteligência e tem uma parcela de culpa na formação da personalidade do indivíduo, sem ter como maior objetivo, ou preocupação a formação de artistas. No trabalho o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual, capacidades que influenciam na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa o próprio sentimento,liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se.
A dança na educação
A dança é uma das maneiras mãos adequadas e divertidas para ensinar, na prática, todo o potencial do corpo humano. Quando movimentam o tronco, braços e as pernas, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico.
A dança enquanto um processo educacional, não se baseia simplesmente em ganho de habilidades, mas sim, poderá ajudar a melhorar as habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, a relação com o mundo e o desenvolvimento das potencialidades humanas.
A dança inclusa na escola como instrumento de socialização favorece a criatividade, formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino aprendizagem.
Entrevista
Realizamos uma pequena entrevista com quatro adolescentes que praticam a dança desde pequenos, o objetivo da entrevista é mostrar o benefício da dança na escola, a entrevista tem uma única pergunta: " Com a prática da dança desde cedo em sua vida, como você se sentia, você notou alguma diferença em você, praticar a dança te ajudou de alguma forma na escola?"
Ana Clara Laurindo - 14 anos
"Eu comecei a fazer Ballet com 2 anos na escola Menino Jesus com tua Tatiana. Nossa eu amava fazer ballet, sempre gostei!
Acho que o Ballet deixa a gente com uma postura mais leve, com uma elegância.
Praticar dança sempre me ajudou na escola porque quando tinha alguma coisa pra dançar sempre me chamavam e me chamam até hoje''
Bom no caso da Aninha (Ana Clara), a dança para ela foi trabalhada como uma forma de socialização, explorada pelo fato da escola utilizar o seu talento, porém para praticar a socialização por meio da dança não precisa saber dançar.
Matheus Souza - 16 anos.
''Me sentia muito bem, amadureci junto com a dança, a minha memória, criatividade e coordenação psicomotora também.''
Bolero - "Encontros e desencontros": https://youtu.be/jH8fhlQ1jtQ
No caso da Amanda além de trabalhar o movimento, cognitivo, também trabalhou o emocional, os sentimentos.
Escola Municipal Professora Catharina Silveira Cordeiro
A escola tem vários projetos, dança, teatro, artes marciais entre outros. Desde o início a Escola buscou diagnosticar as necessidades da comunidade na qual está inserida e verificou
que, para atingir seus objetivos educacionais seria necessário criar
alternativas para proporcionar oportunidades de melhoria de qualidade de vida
de seus alunos e familiares, oferecendo-lhes, além da parte pedagógica,
complementações importantes para a vida, através de oficinas de lazer, esporte,
artesanato e outros.
Ano passado visitamos a escola com a professora Margareth
Amaral. Os alunos apresentaram diversas manifestações artísticas, dentre elas,
dança, musica e, além disso, a garotada demonstrou toda a disciplina e atenção
envolvida em meses de treinos nas aulas de capoeira.
O projeto funciona de forma
independente. O trabalho, o estudo, a difusão são frutos da dedicação e
iniciativa de pessoas envolvidas com a valorização da cultura negra e com a
igualdade racial.
Alguns momentos:
Planejamento:
Podemos trabalhar os benefícios da dança através de atividades, projetos, brincadeiras, etc, o nosso trio pensou em alguma atividade de educação física direcionada para o 5 ano que explora-se a arte da dança através, em pesquisas relacionadas pelo trio encontramos diversas brincadeiras que envolvam a arte, mas optamos em criar o nosso projeto com base nas pesquisas realizadas.Como será feito o projeto?, a turma irá se dividir em grupos, depois da divisão, o responsável pela turma irá colocar no quadro diferentes ritmos músicas, depois passará para um papel onde será feito o sorteio, cada um grupo ficará com um ritmo diferente, o desafio é pesquisar sobre o ritmo e fazer una apresentação de dança para a turma.
Este projeto irá trabalhar o ritmo, coordenação motora, espaço, socialização, criatividade, linguagens corporal, contribuição para o ensino aprendizagem, etc.A apresentação poderá ser realizada de uma forma bem divertida com a ajuda de instrumentos como a música, um camarim para a criança se fantasiar, cenário e o que mais a imaginação da criança proporcionar.A avaliação não sera para vê quem sabe dançar, mas sim mostrou responsabilidade, se socializou com os demais do grupo, o grau de criatividade e o desenvolvimento corporal e cognitivo da criança.
Nesse espaço podemos trabalhar as atividades, projetos e brincadeiras citadas acima, como se fosse um espaço livre.
Aqui podemos usar como ''Camarim'' para colocar roupas para atividades.
Conclusão:
Podemos concluir nesse trabalho que a arte é o elemento coringa na formação da aprendizagem, pois, a partir da arte é possível explorar milhares de habilidade, entre habilidades do movimento, cognitivo, emocional e de socialização.
A arte está presente em tudo a sua volta, por que não inclui-la na educação? A arte ajuda a criança a criar seus gostos, a explorar sua criatividade, a se socializar, a descobrir novos talentos etc, por que não aprender se divertindo? Bora fazer arte? Bom, na dança concluímos que ela tem uma importância muito grande como instrumento de aprendizagem nas escolas. Com a dança o aluno poderá aprender com mais facilidade todo potencial do corpo humano, além de ajudá-lo no ritmo, socialização, criatividade, cognitivo, coordenação motora e ensino aprendizagem.
Conclusão:
Podemos concluir nesse trabalho que a arte é o elemento coringa na formação da aprendizagem, pois, a partir da arte é possível explorar milhares de habilidade, entre habilidades do movimento, cognitivo, emocional e de socialização.
A arte está presente em tudo a sua volta, por que não inclui-la na educação? A arte ajuda a criança a criar seus gostos, a explorar sua criatividade, a se socializar, a descobrir novos talentos etc, por que não aprender se divertindo? Bora fazer arte? Bom, na dança concluímos que ela tem uma importância muito grande como instrumento de aprendizagem nas escolas. Com a dança o aluno poderá aprender com mais facilidade todo potencial do corpo humano, além de ajudá-lo no ritmo, socialização, criatividade, cognitivo, coordenação motora e ensino aprendizagem.
http://www.efdeportes.com/efd85/danca.htm
http://l.facebook.com/lsr.php?u=http%3A%2F%2Frevistaescola.abril.com.br%2Feducacao-fisica%2Fpratica-pedagogica%2Fdanca-escola-educacao-pra-la-fisica-424014.shtml&ext=1428280884&hash=AcmTgslY_94-IAlA7vUwZSqcO9jQtq31eflLUqTo6w4Wiw
http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/senior/RESUMOS/resumo_2254.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!