Olá galera, estamos aqui novamente quase a liga completa , mas agora iremos falar sobre as transformações no ambiente, vocês sabem o que é? Como acontece? Suas causas? Se não souberem irão saber agora e se souberem, irão fixar ainda mais o conteúdo, o nosso vai ser mais específico para crianças dos ciclos iniciais do ensino fundamental, disciplina ciências, esperamos que gostem!
O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades.
Como precisava de água, morava perto dos rios para poder trabalhar com a agricultura, as plantações dos alimentos, e manter condições de sobrevivência. Dessa forma, as cidades foram sendo formadas, pois as aglomerações de homens em determinadas regiões fizeram com que as instalações das pessoas melhorassem, através da construção de casas, igrejas, locais para diversão, escolas etc. Para que isso fosse possível, o homem teve que modificar o ambiente natural. Dessa forma, parte da natureza foi destruída para abrir espaço para as construções. Através das construções, foram se formando as diferentes regiões, os países, os estados e as cidades, e sempre prejudicando e destruindo a paisagem natural, por mais que o homem tentasse preservá-la.
A paisagem modificada é quando após ser criada, algo faz que ela se transforme. Os problemas ambientais urbanos, como a chuva ácida também modificam a paisagem. As sociedades humanas têm transformado as paisagens naturais de diversas maneiras: retirando a vegetação, explorando recursos minerais, mudando o curso de rios etc. Resumindo, é o acúmulo de diferentes movimentos da história, ou seja, ao longo da história do nosso planeta, as paisagens são criadas, transformadas e/ou modificadas pelo próprio homem ou natureza. Podemos considerar também que as paisagens naturais, podem dar lugares aos elementos humanizados, como as plantações, as estradas, as cidades etc.
Para explicarmos melhor para a turma utilizamos desenhos e imagens com diferentes paisagens para que a compreensão fosse maior, o conteúdo dado na aula foi aplicado oralmente de forma com que a turma participa-se da explicação, assim o conteúdo seria fixado com mais facilidade, demos como atividade em grupo uma cartolina em branco e uma imagem de uma paisagem, a cartolina era separada ao meio de uma lado eles colocariam os elementos da imagem natural e no outro lado os elementos modificados, também utilizamos uma história infantil, onde conta de uma maneira lúdica o que realmente acontece no planeta (link da história) http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/06/livro-o-mundinho.html).
Planejamento
O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades.
Como precisava de água, morava perto dos rios para poder trabalhar com a agricultura, as plantações dos alimentos, e manter condições de sobrevivência. Dessa forma, as cidades foram sendo formadas, pois as aglomerações de homens em determinadas regiões fizeram com que as instalações das pessoas melhorassem, através da construção de casas, igrejas, locais para diversão, escolas etc. Para que isso fosse possível, o homem teve que modificar o ambiente natural. Dessa forma, parte da natureza foi destruída para abrir espaço para as construções. Através das construções, foram se formando as diferentes regiões, os países, os estados e as cidades, e sempre prejudicando e destruindo a paisagem natural, por mais que o homem tentasse preservá-la.
A paisagem modificada é quando após ser criada, algo faz que ela se transforme. Os problemas ambientais urbanos, como a chuva ácida também modificam a paisagem. As sociedades humanas têm transformado as paisagens naturais de diversas maneiras: retirando a vegetação, explorando recursos minerais, mudando o curso de rios etc. Resumindo, é o acúmulo de diferentes movimentos da história, ou seja, ao longo da história do nosso planeta, as paisagens são criadas, transformadas e/ou modificadas pelo próprio homem ou natureza. Podemos considerar também que as paisagens naturais, podem dar lugares aos elementos humanizados, como as plantações, as estradas, as cidades etc.
Para explicarmos melhor para a turma utilizamos desenhos e imagens com diferentes paisagens para que a compreensão fosse maior, o conteúdo dado na aula foi aplicado oralmente de forma com que a turma participa-se da explicação, assim o conteúdo seria fixado com mais facilidade, demos como atividade em grupo uma cartolina em branco e uma imagem de uma paisagem, a cartolina era separada ao meio de uma lado eles colocariam os elementos da imagem natural e no outro lado os elementos modificados, também utilizamos uma história infantil, onde conta de uma maneira lúdica o que realmente acontece no planeta (link da história) http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/06/livro-o-mundinho.html).
Planejamento
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
MÉTODOS
|
RECURSOS
|
AVALIAÇÃO
|
Identificar as transformações dos ambientes, o
responsável por isso e seus motivos. Apontar os benefícios e malefícios
dessas ações.
|
Paisagem natural e modificada, transformações feitas pelo
homem na natureza.
|
História contada, perguntas feitas a turma.
|
Oralidade, cartolina e imagens impressas.
|
Atividade em grupo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!