Pesquise Aqui.

sábado, 4 de abril de 2015

Bullying na educação infantil

                         

        

Boa noite galerinha tudo bem? Então, amanhã é páscoa todos animados? sim? hummmmm.....  Também estou muito animado. Mas como hoje é sábado e é meu dia de trazer algum conhecimento para vocês estou aqui :D Hoje falarei sobre Bullying na educação infantil. Espero que gostem. Uma boa páscoa. By Wolverine.


          Bullying na educação infantil é possível? 
Sim, se houver a intenção de ferir ou humilhar o colega repetidas vezes. Por exemplo, se uma criança apresentar alguma particularidade, como não conseguir segurar o xixi, e os colegas a separarem por isso ou darem apelidos para ofendê-la constantemente, trata-se de um caso de bullying.

Quando o bullying ocorre entre os pequenos, o educador deve ajudar o alvo da agressão a lidar com a dor trazida pelo conflito.

Assim, além de saber seu conceito, para que os educadores em geral tenham condições de lidar com e prevenir o bullying, é necessário saber como este costuma se manifestar, tendo ciência do fato de que ele, na atualidade, pode também extrapolar o muro das instituições, acompanhando a vítima até sua casa. Dessa forma, mais do que nunca, é interessante que o educador esteja disposto a trabalhar em equipe, abrindo espaço para o diálogo entre todos os agentes envolvidos, não deixando de considerar os pais dos alunos.
A indignação faz com que a criança tenha alguma reação. ''Muitas vezes, o professor, em vez de mostrar como resolver a briga com uma conversa, incentiva a paz sem o senso de injustiça, pois o submisso não dá trabalho'', ressalta Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para evitar o bullying, é preciso que a escola valide os princípios de respeito desde cedo. É comum que as crianças menores briguem com o argumento de não gostar uns dos outros, mas o educador precisa apontar que todos devem ser respeitados, independentemente de se dar bem ou não com uma pessoa, para que essa ideia não persista durante o desenvolvimento da criança. 

Algumas ações presentes no bullying: 

Colocar apelidos ofensivos
Ofender
Zoar
Gozar
Humilhar
Fazer sofrer
Discriminar
Excluir 
Isolar
Ignorar
Intimidar
Perseguir
Assediar
Aterrorizar 
Amedrontar
Tiranizar
Agredir
Bater
Empurrar 
Machucar 
Roubar
Ferir 

Diga não ao BULLYING!!! 


          Referências: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/bullying-como-lidar-conflitos-educacao-infantil-610530.shtml

https://www.google.com.br/search?q=bullying+na+ed+infantil&rlz=1C1PRFC_enBR619BR619&es_sm=122&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=rowgVZ6GMsOQsAXl4ICYDg&ved=0CC4QsAQ&biw=1920&bih=947#tbm=isch&q=este+blog+%C3%A9+contra+o+bullying&imgdii=_&imgrc=jdRtDu_LHiUQNM%253A%3BtB9aoH1gf1HtjM%3Bhttp%253A%252F%252Fs.glbimg.com%252Fjo%252Fg1%252Ff%252Foriginal%252F2011%252F07%252F11%252Fbullyingvalendo.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fconstruindoumasociedadesembullying.blogspot.com%252F2011%252F07%252Fmec-pode-adotar-cartilha-anti-bullying.html%3B620%3B749

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/acoes-contra-bullying.htm
                                                                                      Wolverine 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!