Olá galera, como estão?, nossa que animação!, bom hoje não é o nosso dia de postar, porém atendendo pedidos iremos fazer uma postagem extra para falar como vocês são maravilhosos...é não é bem isso, não dessa vez, iremos postar sobre um trabalho que realizamos, no trabalho tínhamos que fazer um espaço de artes, fizemos o espaço direcionado para a disciplina da matemática, como temos mania de "batizar" tudo o que fazemos vocês podem o chamar de "O cantinho da Matemática, o lugar onde você aprende fazendo arte", viu como somos bons nisso,(empresas de publicidade podem nos contratar), enfim esperamos que gostem e que tirem proveito do conteúdo abaixo, e antes que nós esqueçamos...façam arte!
Cantinho da matemática
Elaboração de um espaço de artes! Foi elaborado pelos alunos Lorenna Barbosa, Luccas Henrique e Luciana Gonzaga da turma 2003 um espaço de artes onde o foco a ser ensinado é a matemática, um espaço idealizado com números e sinais para mentalização da criança, um espaço divertido onde a criança aprende enquanto brinca, cores fortes e vivas foram utilizados para chamar a atenção da criança, um espaço acolhedor onde se consegue brincar e aprender.
Os jogos são importantes para desenvolver a matemática e o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-educativo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer os conteúdos e preparar o aluno para o aprofundamento dos itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado levando o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.
Segundo Claparéde (1956 p. 435-438) comenta que: todos os jogos são educativos. Reserva-se, porém, o nome dos jogos ou brinquedos combinados de maneira que proporcionem um desenvolvimento sistemático de espírito ou inculquem certos conhecimentos positivos. O autor defende que o jogo pode auxiliar a criança a conseguir realizar os objetivos presentes em sua mente, desde que seja feito com habilidade.
Os jogos educativos não constituem senão que uma das múltiplas formas que podem tornar o material de jogo, mas têm por meta dominante a de fornecer a criança objetivos susceptíveis de favorecer a iniciação a certos conhecimentos e também permitir repetições frequentes em relação à retenção e as capacidades intelectuais da criança. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático e que traz motivação para aprendizagem das crianças. A motivação é fator fundamental da aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livro, sem escola e sem uma porção de outros recursos. Mas mesmo que existam todos esses recursos favoráveis, se não houver motivação, não haverá aprendizagem (PILETTI, 1985, 42). O uso da ludicidade no ensino da matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender a disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante. O lúdico permite que a criança explore a relação do corpo com o espaço, provoca possibilidades de deslocamento e velocidade, ou cria condições mentais para sair de enrascadas. Vai, então assimilando e gostando tanto, que tal movimento a faz buscar e viver diferentes atividades que passam a ser fundamental, não só no processo de desenvolvimento de sua personalidade e de seu caráter como, também, ao longo da construção de seu organismo cognitivo. Quando os problemas de aprendizagem ou fracassos escolares ocorrem devido a anulação das capacidades e o bloqueio das possibilidades de aprendizagem a construção de situações mais significantes de ensino podem auxiliar na busca pelo sucesso escolar. (RONCA E TERZI, 1995, p.39). A aprendizagem por meio de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o educando faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para somar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São eles: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.
Cantinho da matemática
Elaboração de um espaço de artes! Foi elaborado pelos alunos Lorenna Barbosa, Luccas Henrique e Luciana Gonzaga da turma 2003 um espaço de artes onde o foco a ser ensinado é a matemática, um espaço idealizado com números e sinais para mentalização da criança, um espaço divertido onde a criança aprende enquanto brinca, cores fortes e vivas foram utilizados para chamar a atenção da criança, um espaço acolhedor onde se consegue brincar e aprender.
Os jogos são importantes para desenvolver a matemática e o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-educativo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer os conteúdos e preparar o aluno para o aprofundamento dos itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e preparados com cuidado levando o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.
Segundo Claparéde (1956 p. 435-438) comenta que: todos os jogos são educativos. Reserva-se, porém, o nome dos jogos ou brinquedos combinados de maneira que proporcionem um desenvolvimento sistemático de espírito ou inculquem certos conhecimentos positivos. O autor defende que o jogo pode auxiliar a criança a conseguir realizar os objetivos presentes em sua mente, desde que seja feito com habilidade.
Os jogos educativos não constituem senão que uma das múltiplas formas que podem tornar o material de jogo, mas têm por meta dominante a de fornecer a criança objetivos susceptíveis de favorecer a iniciação a certos conhecimentos e também permitir repetições frequentes em relação à retenção e as capacidades intelectuais da criança. Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático e que traz motivação para aprendizagem das crianças. A motivação é fator fundamental da aprendizagem. Sem motivação não há aprendizagem. Pode ocorrer aprendizagem sem professor, sem livro, sem escola e sem uma porção de outros recursos. Mas mesmo que existam todos esses recursos favoráveis, se não houver motivação, não haverá aprendizagem (PILETTI, 1985, 42). O uso da ludicidade no ensino da matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender a disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante. O lúdico permite que a criança explore a relação do corpo com o espaço, provoca possibilidades de deslocamento e velocidade, ou cria condições mentais para sair de enrascadas. Vai, então assimilando e gostando tanto, que tal movimento a faz buscar e viver diferentes atividades que passam a ser fundamental, não só no processo de desenvolvimento de sua personalidade e de seu caráter como, também, ao longo da construção de seu organismo cognitivo. Quando os problemas de aprendizagem ou fracassos escolares ocorrem devido a anulação das capacidades e o bloqueio das possibilidades de aprendizagem a construção de situações mais significantes de ensino podem auxiliar na busca pelo sucesso escolar. (RONCA E TERZI, 1995, p.39). A aprendizagem por meio de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o educando faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para somar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São eles: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.
Bom é isso esperamos que tenham gostado, beijos e até a próxima ( agora é a hora que saímos voando ou quase isso...)
Arquivos secretos do Dr...
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