Segunda-feira "eeebá'', já estava com saudades "rsrs". Feriado? ai ai quem dera sou uma super heroína em ação, então não tenho descanso. Hoje vou falar de dança na educação infantil os benefícios como pode se utilizada etc.
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.
A dança na educação infantil é permitir a criança evoluir em relação ao domínio de seu corpo, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. A dança não se resume em aquisição de habilidades, mas sim, contribui para o aprimoramento de habilidades básicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para a educação:
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.
A dança na educação infantil é permitir a criança evoluir em relação ao domínio de seu corpo, desenvolvendo e aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. A dança não se resume em aquisição de habilidades, mas sim, contribui para o aprimoramento de habilidades básicas, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para a educação:
Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se
aproximam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridos.
Nesse sentido as instituições de educação infantil devem favorecer um ambiente
físico e social onde a criança se sinta protegida e acolhida, e ao mesmo tempo
seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse
ambiente, mais ele lhes possibilitará a ampliação de conhecimentos à cerca de si
mesmas, dos outros e do meio em que vivem. (PCNS, 1998, p. 15).
As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo (RCNEI, p.15). Na Educação Infantil, a criança busca diversas experiências em seu próprio corpo, movimentos e descobertas, o movimento permite a criança expressar sentimentos, emoções e pensamentos, possibilitando a ampliação no uso de gestos significativos e posturas corporais. Os objetivos gerais da Educação Infantil pra crianças de 4 a 5 anos, segundo os RCNEI são:
- ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
- explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
- controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
- utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
- apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e Cuidado com o próprio corpo.
Sendo assim, a dança é um elemento fundamental para proporcionar as crianças, diferente formas para vivenciar movimentos, expressividade e ritmo e utilizando uma abordagem psicomotora que irá permitir a criança a tomar consciência do seu corpo e das suas possibilidades de expressão por meio desse corpo, localizando- se no tempo e espaço.
Como usar a dança na educação infantil:
A dança pode ser usada em todas as matérias. Exemplo quero trabalhar lateralidade usando o lúdico e sem usar muita teoria, o que fazer?? trabalhar dançando a música: minha boneca de lata, além de trabalhar lateralidade ela também trabalhara o espaço, coordenação motora grossa, percepção auditiva e com esquema corporal.
Os benefícios da dança na educação infantil:
Através da dança a criança aprende as noções de espaço, seqüência, padronização e uma conscientização do próprio corpo. A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança, dança é uma experiência comum que promove a tolerância e apreço pelos outros.
Benefício cultural:
Dançar fomenta o interesse em outras culturas. Ao estudar formas de dança que se originam em outros países seu filho adquire compreensão histórica de outros povos.
Através dos movimentos, a criança estimula a coordenação
motora, postura, flexibilidade, noções de espaço e lateralidade, fortalece a
musculatura e adquire maior consciência corporal. Além disso, maior facilidade
de integração social, musicalidade e ritmo também estão entre os benefícios.
Sites que usei para esse post:
http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-importancia-danca-no-processo-ensino-aprendizagem.htm
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3630_2004.pdf
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf
http://www.efdeportes.com/efd175/danca-para-o-desenvolvimento-psicomotor.htm
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/e-dancando-que-gente-aprende
http://portalcrescer.blogspot.com.br/2011/09/importancia-da-danca-na-educacao.html
VAMPIRA
Sites que usei para esse post:
http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-importancia-danca-no-processo-ensino-aprendizagem.htm
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3630_2004.pdf
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf
http://www.efdeportes.com/efd175/danca-para-o-desenvolvimento-psicomotor.htm
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/e-dancando-que-gente-aprende
http://portalcrescer.blogspot.com.br/2011/09/importancia-da-danca-na-educacao.html
VAMPIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!