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quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Convivendo com os animais desde cedo

Feliz dia 9 de setembro, para quem não sabe, nesse dia é comemorado o dia do especialista em medicina veterinária, aproveito a data para falar das vantagens para a criança, do convívio com animais.

Primeiramente, a relação criança-animal precisa ser positiva para ambos. Por isso, é preciso ter um animal manso.

✳ Aprendendo com os animais
O animal de estimação ajudará no desenvolvimento das áreas: emocional, afetivo, psicomotora e  social da criança.

Contribuindo para:
➝ Atenção
➝Motivação
➝ Autonomia
➝ Felicidade
➝ Autoestima
➝ Verbalização
➝ Coordenação motora
➝ Desenvolver o respeito
➝ Melhorar a verbalização
➝ Criar a responsabilidade
➝ Aumentar as brincadeiras
➝ Aprimorar os movimentos
➝ Diminuição de comportamentos agressivos
➝Desenvolver o cuidado com si mesmo e com o outro


✳ Cuidados com os bichinhos
Antes de escolher um bichinho, consulte um veterinário para que este auxilie na escolha de acordo com sua possibilidades, como ambiente onde o bichinho irá viver, espaço que necessitará, necessidade de passeios, etc. Além disso, ele lhe orientará quanto às questões de saúde e prevenção de doenças do seu animalzinho, especialmente quanto às zoonoses (doenças que são transmitidas dos animais para o ser humano). No caso, de crianças convivendo com animais isto é muito importante, pois elas estão sempre levando a mão à boca, e o risco de contrair algum tipo de zoonose é maior.

Crianças pequenas ainda não sabem distinguir o seu bichinho de pelúcia do animalzinho de estimação e podem machucá-lo ao apertar demais, jogar para o alto ou mesmo bater para recriminar algo que o animalzinho tenha feito. Essa relação pode causar danos físicos ao animal e à criança.


✳ O animal na escola
Formar parcerias com profissionais que estão envolvidos com algum trabalho desse gênero pode ser interessante para a escola que deseja implantar essas atividades com animais.

 É preciso realizar uma avaliação geral, considerando objetivos, estrutura física, financeira, social, entre outras para se escolher o animal adequado. É necessário um animal acostumado com pessoas e com diferentes idades. Não é adequado utilizar um animal só porque ele é tranquilo com a sua família. Ele precisa realizar atividades específicas e ser manso com todas as pessoas, não importando, raça, idade ou comportamentos. É preciso que a relação seja saudável e adequada para todos os envolvidos. Há uma infinidade de atividades que podem ser desenvolvidas com crianças, adultos e idosos. É necessário que o profissional seja criativo e tenha interesse em realizar essa atividade, além disso, ter paciência, motivação e estimulação, ainda mais, que estará trabalhando com mais um ser vivo, o animal, o que pode dificultar o processo se não for bem planejado e executado. Por isso, é necessário conhecer sobre o animal com que se está trabalhando, como possíveis reações e comportamentos da espécie. Em todos os casos, procure um veterinário.





✳ Sites que usei nesse post:
http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/110/imprime263255.asp
http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=161&cat=4
http://guiadobebe.uol.com.br/convivendo-com-os-animais-desde-cedo/
http://bianca.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=18&Itemid=80
http://www.espacopotencial.com/criancas-caes-gatos-e-periquitos-vantagens/



✳ VIÚVA NEGRA

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