Objetivo – Desenvolver a coordenação motora ampla,
estimular a orientação espacial e temporal, ampliar o equilíbrio, a
lateralidade e trabalhando o tônus muscular, Agilidade, Percepção auditiva, Reflexos rápidos e postura.
Modo de Brincar: um grupo de crianças escolhe o que vai ser o chefe através de sorteio
como, por exemplo, par ou ímpar. Ele é quem virá de frente para as demais
crianças, começando a dar os comandos, que todas as demais deverão obedecer.
Formação: As crianças participantes devem ficar formando uma fila, enquanto o chefe fica na frente dessa fila olhando para todos eles e observando seus movimentos.
Desenvolvimento: o chefe passa a falar aleatoriamente: "Vivo" ou "Morto". No caso de "vivo" os participantes devem manter-se de pé. Quando ele gritar "morto" os participantes deve abaixar-se. Isso deve ser feito instantaneamente após o grito do chefe.
O chefe do jogo deve procurar fazer as crianças ficarem confusas, repetindo a mesma ordem mais de uma vez, por exemplo: “Morto", "Morto", "Morto", "Vivo".
À medida que o tempo for passando, o chefe vai alternando a velocidade com que dá as ordens, tentando confundir as crianças. Para dificultar ainda mais, ele também pode começar a fazer os movimentos de se abaixar e levantar, porém com os comandos invertidos.
Quem for errando vai saindo do jogo. A última a permanecer será a vencedor.
Formação: As crianças participantes devem ficar formando uma fila, enquanto o chefe fica na frente dessa fila olhando para todos eles e observando seus movimentos.
Desenvolvimento: o chefe passa a falar aleatoriamente: "Vivo" ou "Morto". No caso de "vivo" os participantes devem manter-se de pé. Quando ele gritar "morto" os participantes deve abaixar-se. Isso deve ser feito instantaneamente após o grito do chefe.
O chefe do jogo deve procurar fazer as crianças ficarem confusas, repetindo a mesma ordem mais de uma vez, por exemplo: “Morto", "Morto", "Morto", "Vivo".
À medida que o tempo for passando, o chefe vai alternando a velocidade com que dá as ordens, tentando confundir as crianças. Para dificultar ainda mais, ele também pode começar a fazer os movimentos de se abaixar e levantar, porém com os comandos invertidos.
Quem for errando vai saindo do jogo. A última a permanecer será a vencedor.
Idade: A partir dos 4 anos
Material: Nenhum
Material: Nenhum
Local:
Praia, Praça, Quintal, Condomínio, Salão de Festas etc.
Referências:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=92
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=98
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/morto-vivo/4e3d82875cf358183f000013.html
http://pontodeencontrodapedagogia.blogspot.com.br/2012/08/aitividades-psicomotoras-globais-e-finas.html
http://educacaoinfantilummundoadescobrir.blogspot.com.br/2010/12/sugestoes-de-brincadeiras-para-educacao.html
https://www.google.com.br/search?q=Imagens+da+brincadeira+vivo+morto&biw=1536&bih=764&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBsQsARqFQoTCJOOmNGukcgCFQMhkAodwhYDzg#imgrc=Hlj6iKqMmLvX5M%3A
Instituto de Educação professora Ismar Gomes de Azevedo
Turma: 2003
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