O equilíbrio, o tônus e a postura formam a base essencial da Coordenação Motora Dinâmica
Global.
Os exercícios de equilíbrio, tem a finalidade de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle global dos deslocamentos do corpo no espaço.
Sugestões de atividades:
- Exercícios de equilíbrio estático (parado) e dinâmico (em movimento), por ex: ficar parado num pé só (ambos os pés, com olhos aberto, fechados...), pular com um pé só (ambos os pés, para frente, para trás, em cima de linhas retas, linhas curvas...), na pré-escola costumo realizar estas atividades utilizando o encosto da cadeira como apoio.
- Movimentos pendulares do corpo, por ex: balançar o corpo de um lado, do outro, num pé só ir para frente, para trás...
- Passar o peso do corpo de um lado para outro;
- Exercícios de relaxamento;
- Subir e descer escadas;
Hoje vamos trabalhar o TWISTER.
TWISTER
OBJETIVOS:
Estimular a coordenação motora;
Desenvolver a lateralidade;
Desenvolver a concentração e percepção;
Conhecer os limites do corpo;
Trabalhar o equilíbrio;
Trabalhar a postura;
Desenvolver força, resistência e flexibilidade;
Saber trabalhar em grupo;
Noção de espaço
MATERIAL UTILIZADO:
36 placas de EVA cortadas em círculos (divididas em seis cores diferentes)
Caneta
Fita adesiva
2 dados (um com as cores e o outro com as partes do corpo)
Espaço físico plano
FORMAÇÃO DA TURMA:
Em pé e em círculo.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
No início da aula, faça uma explicação de como será a atividade e suas regras, organize a turma para a atividade.
Em forma de sorteio classifique os alunos que irão iniciar, formando grupos de 4 a 6 crianças. Com os círculos coloridos já postos no chão e os dados em mãos, inicie a brincadeira jogando os dados para ver a cor e que parte do corpo colocará nos círculos.
Sairá do jogo quem se desequilibrar e ficar fora do círculo.
Ao término da atividade, organize uma roda de conversa, nela você avaliará os avanços que a turma irá alcançando e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos durante as brincadeiras.
REFERÊNCIAS:
http://niltonzumba.blogspot.com.br/2012/10/alunos-participando-do-twister.html?m=1
Global.
Os exercícios de equilíbrio, tem a finalidade de melhorar o comando nervoso, a precisão motora e o controle global dos deslocamentos do corpo no espaço.
Sugestões de atividades:
- Exercícios de equilíbrio estático (parado) e dinâmico (em movimento), por ex: ficar parado num pé só (ambos os pés, com olhos aberto, fechados...), pular com um pé só (ambos os pés, para frente, para trás, em cima de linhas retas, linhas curvas...), na pré-escola costumo realizar estas atividades utilizando o encosto da cadeira como apoio.
- Movimentos pendulares do corpo, por ex: balançar o corpo de um lado, do outro, num pé só ir para frente, para trás...
- Passar o peso do corpo de um lado para outro;
- Exercícios de relaxamento;
- Subir e descer escadas;
Hoje vamos trabalhar o TWISTER.
TWISTER
OBJETIVOS:
Estimular a coordenação motora;
Desenvolver a lateralidade;
Desenvolver a concentração e percepção;
Conhecer os limites do corpo;
Trabalhar o equilíbrio;
Trabalhar a postura;
Desenvolver força, resistência e flexibilidade;
Saber trabalhar em grupo;
Noção de espaço
MATERIAL UTILIZADO:
36 placas de EVA cortadas em círculos (divididas em seis cores diferentes)
Caneta
Fita adesiva
2 dados (um com as cores e o outro com as partes do corpo)
Espaço físico plano
FORMAÇÃO DA TURMA:
Em pé e em círculo.
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
No início da aula, faça uma explicação de como será a atividade e suas regras, organize a turma para a atividade.
Em forma de sorteio classifique os alunos que irão iniciar, formando grupos de 4 a 6 crianças. Com os círculos coloridos já postos no chão e os dados em mãos, inicie a brincadeira jogando os dados para ver a cor e que parte do corpo colocará nos círculos.
Sairá do jogo quem se desequilibrar e ficar fora do círculo.
Ao término da atividade, organize uma roda de conversa, nela você avaliará os avanços que a turma irá alcançando e as dificuldades enfrentadas pelos mesmos durante as brincadeiras.
REFERÊNCIAS:
http://niltonzumba.blogspot.com.br/2012/10/alunos-participando-do-twister.html?m=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!