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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dewey e Anísio juntos ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova

Tive a oportunidade de fazer meu primeiro artigo e gostaria de compartilhar com vocês, apesar de não poder expor meu nome no blog, pois tenho uma identidade secreta a zelar, fiquei muito orgulhosa e espero que gostem..

Mudanças na Educação 


Resumo
O objetivo do presente trabalho é abordar assuntos relacionados à Educação considerando o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, John Dewey e Anísio Teixeira, vistos pelo lado da sociologia educacional, o que resultou nas transformações do Brasil. Este documento apresenta as diferenças entre educação tradicional e progressiva, a importância da educação como estrutura democrática, principais características da Escola Nova e a finalidade da educação a partir do Manifesto, Anísio e Dewey.

Palavras-chave: Educação. Transformação. Brasil.


A Reconstrução da Educação no Brasil


Em 1930 o Brasil passava por mudanças, Vargas queria acabar com a oligarquia e assim transforma-lo em democrático, a escola nova também compartilhava da mesma ideia, um Estado do bem no qual todos são soberanos, com a Presença de representantes e classes, e assim queriam que o Brasil fosse, as classes tinham sua importância, fazendo com que existisse a hierarquia e a meritocracia, o Estado iria propor os limites e ganharia quem os alcançasse, ou seja, desigualdade para os pioneiros era uma criança fora da escola e não a diferença entre ricos e pobres, afinal, se alcançou ou não os limites à culpa era totalmente individual, já que era considerado o dom que a pessoa nascia. A mesma propõe que todos tenham liberdade para se desenvolver, afirmando a igualdade pelo sistema biológico ferramenta utilizada para universalizar, e ainda perante a lei, tendo os mesmos direitos e deveres. A base da sociedade é a educação, que a torna mais ativa em relação aos aspectos sociais, culturais e políticos, mais agradável, organizada, consciente entre outras características que evidenciam a importância da educação como estrutura de uma sociedade democrática.

Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. Pois, se a evolução orgânica do sistema cultural de um país depende de suas condições econômicas, é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção, sem o preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à invenção e à iniciativa que são os fatores fundamentais do acréscimo de riqueza de uma sociedade. (MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA, 2006, p.188)

Escola Nova ainda com base em Dewey, passadas por Anísio, se torna progressista, já que tal tendência parte de uma análise crítica das realidades sociais que sustentam principalmente as finalidades sociopolíticas da educação, além de estimular e captar os interesses, os direcionam a área escolhida, assim também melhorando o mercado de trabalho, qualificando mão de obra resultando em uma economia mais desenvolvida.
A escola socializada, reconstruída sobre a base da atividade e da produção, em que se considera o trabalho como a melhor maneira de estudar a realidade em geral (aquisição ativa da cultura) e a melhor maneira de estudar o trabalho em si mesmo, como fundamento da sociedade humana, se organizou para remontar a corrente e restabelecer, entre os homens, o espírito da disciplina, solidariedade e cooperação, por uma profunda obra social que ultrapassa largamente o quadro estreito dos interesses de classes. (MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA, 2006, p.191)

A Escola Nova teve sua repercussão, partindo do contraste que tem com a educação tradicional, na qual tem como papel da escola lapidar o aluno, para a conservação da sociedade em seu estado atual.
Sobre os professores e alunos, ambos deveriam estar instrumentalizados, para que o ensinar, instruir e mediar, além do conteúdo, fosse realizado da melhor maneira pelo docente, e assim, o aprender e o aflorar fosse ocorrido com sucesso, sabendo desenvolver a capacidade de chegar no objetivo, ser autônomo e pesquisador, de tal modo, a escola se torna à vida, com verdadeiras oportunidades e experiências disponibilizadas, remetendo a realidade, o cotidiano e o concreto, fazendo com que o aluno se tornasse sujeito ativo da prática social emergindo suas aptidões.

A verdadeira educação se processa com o segundo passo, quando o educando não somente aprende uma coisa, mas a compreende e participa do seu sentido social. (ANÍSIO TEIXEIRA, 2006, p36)

O aluno se situa então como receptor e ativo transformador do meio, em ideias partilhas pela Escola Nova e Dewey, o mesmo tem seu estudo de maneira continuada, um processo no qual se estende por toda a vida, a primeira aula é à base da segunda, lhe disponibilizando habilidades e competências para a próxima e assim em diante, até o fim. 

O processo de educação é o processo de contínua transformação, reconstrução e reajustamento do homem ao seu ambiente social móvel e progressivo. (ANÍSIO TEIXEIRA, 2006, p40)

O aprender tem que ter sentido e significado, para que o mesmo forme pessoas operacionais, dito isso, o conhecimento apreendido deve ser aplicado assim que for passado.
Diferentemente da educação tradicional que tem como foco o conteúdo, que são aqueles que foram ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são passados como verdades absolutas. A relação professor-aluno é marcada pelo autoritarismo do primeiro em relação ao segundo. Somente o professor possui conhecimento para ensinar, o papel do aluno é o de receber o conhecimento transmitido pelo professor e resolver os exercícios repetidamente.

O principal propósito ou objetivo é preparar o jovem para suas responsabilidades futuras e para o sucesso na vida, por meio da aquisição de um conjunto organizado de informações e de formas preestabelecidas de habilidades que constituem o material de instrução. Considerando-se que os conteúdos de estudo, bem como os modelos de conduta apropriada são transmitidos de geração a geração, a atitude dos alunos deve ser, no geral, de docilidade, receptividade e obediência. (JOHN DEWEY, 2010, p20)


Conclusão
Anísio em toda sua trajetória ocupou diversos cargos importantes, escreveu muitos livros, colocou em prática muito dos seus pensamentos além de unir Dewey ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, afinal o Dewey e suas ideias era exatamente o que queria os Pioneiros.
Portanto, com a plena junção de ideologia a finalidade da educação se torna analisar de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão. Os conteúdos são extraídos do cotidiano dos alunos, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo, propiciando praticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sócias.


Referências


DEWEY, John. Experiência e Educação. Petrópolis: Vozes, 2010.


MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova. A Reconstrução Educacional no Brasil – Ao Povo e ao Governo. Campinas: Revista HISTEDBR On-line, 2006.


TEIXEIRA, Anísio. Aspectos Americanos de Educação & Anotações de Viagem aos Estados Unidos em 1927. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.



VIÚVA NEGRA

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