Tive a oportunidade de fazer meu primeiro artigo e gostaria de compartilhar com vocês, apesar de não poder expor meu nome no blog, pois tenho uma identidade secreta a zelar, fiquei muito orgulhosa e espero que gostem..
Mudanças na
Educação
Resumo
O
objetivo do presente trabalho é abordar assuntos relacionados à Educação
considerando o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, John Dewey e Anísio
Teixeira, vistos pelo lado da sociologia educacional, o que resultou nas
transformações do Brasil. Este documento apresenta as diferenças entre educação
tradicional e progressiva, a importância da educação como estrutura
democrática, principais características da Escola Nova e a finalidade da
educação a partir do Manifesto, Anísio e Dewey.
Palavras-chave:
Educação. Transformação. Brasil.
A Reconstrução da Educação no Brasil
Em 1930 o Brasil passava por mudanças, Vargas queria
acabar com a oligarquia e assim transforma-lo em democrático, a escola nova
também compartilhava da mesma ideia, um Estado do bem no qual todos são
soberanos, com a Presença de representantes e classes, e assim queriam que o
Brasil fosse, as classes tinham sua importância, fazendo com que existisse a
hierarquia e a meritocracia, o Estado iria propor os limites e ganharia quem os
alcançasse, ou seja, desigualdade para os pioneiros era uma criança fora da
escola e não a diferença entre ricos e pobres, afinal, se alcançou ou não os
limites à culpa era totalmente individual, já que era considerado o dom que a
pessoa nascia. A mesma propõe que todos tenham liberdade para se desenvolver,
afirmando a igualdade pelo sistema biológico ferramenta utilizada para
universalizar, e ainda perante a lei, tendo os mesmos direitos e deveres. A
base da sociedade é a educação, que a torna mais ativa em relação aos aspectos
sociais, culturais e políticos, mais agradável, organizada, consciente entre
outras características que evidenciam a importância da educação como estrutura
de uma sociedade democrática.
Na hierarquia dos problemas nacionais, nenhum sobreleva em
importância e gravidade ao da educação. Nem mesmo os de caráter econômico lhe
podem disputar a primazia nos planos de reconstrução nacional. Pois, se a
evolução orgânica do sistema cultural de um país depende de suas condições
econômicas, é impossível desenvolver as forças econômicas ou de produção, sem o
preparo intensivo das forças culturais e o desenvolvimento das aptidões à
invenção e à iniciativa que são os fatores fundamentais do acréscimo de riqueza
de uma sociedade. (MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA, 2006, p.188)
Escola Nova ainda com base em Dewey, passadas por Anísio, se torna
progressista, já que tal tendência parte de uma análise crítica das realidades
sociais que sustentam principalmente as finalidades sociopolíticas da educação,
além de estimular e captar os interesses, os direcionam a área escolhida, assim
também melhorando o mercado de trabalho, qualificando mão de obra resultando em
uma economia mais desenvolvida.
A escola socializada, reconstruída sobre a base da atividade
e da produção, em que se considera o trabalho como a melhor maneira de estudar
a realidade em geral (aquisição ativa da cultura) e a melhor maneira de estudar
o trabalho em si mesmo, como fundamento da sociedade humana, se organizou para
remontar a corrente e restabelecer, entre os homens, o espírito da disciplina,
solidariedade e cooperação, por uma profunda obra social que ultrapassa
largamente o quadro estreito dos interesses de classes. (MANIFESTO DOS
PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA, 2006, p.191)
A Escola Nova teve sua
repercussão, partindo do contraste que tem com a educação tradicional, na qual
tem como papel da escola lapidar o aluno, para a conservação da
sociedade em seu estado atual.
Sobre os professores e alunos, ambos deveriam estar
instrumentalizados, para que o ensinar, instruir e mediar, além do conteúdo,
fosse realizado da melhor maneira pelo docente, e assim, o aprender e o aflorar
fosse ocorrido com sucesso, sabendo desenvolver a capacidade de chegar no
objetivo, ser autônomo e pesquisador, de tal modo, a escola se torna à vida,
com verdadeiras oportunidades e experiências disponibilizadas, remetendo a
realidade, o cotidiano e o concreto, fazendo com que o aluno se tornasse sujeito
ativo da prática social emergindo suas aptidões.
A verdadeira educação se processa com o segundo passo,
quando o educando não somente aprende uma coisa, mas a compreende e participa
do seu sentido social. (ANÍSIO TEIXEIRA, 2006, p36)
O aluno se situa então como receptor e ativo transformador
do meio, em ideias partilhas pela Escola Nova e Dewey, o mesmo tem seu estudo
de maneira continuada, um processo no qual se estende por toda a vida, a
primeira aula é à base da segunda, lhe disponibilizando habilidades e
competências para a próxima e assim em diante, até o fim.
O processo de educação é o processo de contínua
transformação, reconstrução e reajustamento do homem ao seu ambiente social
móvel e progressivo. (ANÍSIO TEIXEIRA, 2006, p40)
O aprender tem que ter sentido e significado, para que o
mesmo forme pessoas operacionais, dito isso, o conhecimento apreendido deve ser
aplicado assim que for passado.
Diferentemente
da educação tradicional que tem como foco o conteúdo, que são aqueles que foram
ao longo do tempo acumulados e, nesse momento, são passados como verdades
absolutas. A relação professor-aluno é marcada pelo autoritarismo do
primeiro em relação ao segundo. Somente o professor possui conhecimento para
ensinar, o papel do aluno é o de receber o conhecimento transmitido pelo
professor e resolver os exercícios repetidamente.
O principal propósito ou objetivo é preparar o jovem para
suas responsabilidades futuras e para o sucesso na vida, por meio da aquisição
de um conjunto organizado de informações e de formas preestabelecidas de
habilidades que constituem o material de instrução. Considerando-se que os
conteúdos de estudo, bem como os modelos de conduta apropriada são transmitidos
de geração a geração, a atitude dos alunos deve ser, no geral, de docilidade,
receptividade e obediência. (JOHN
DEWEY, 2010, p20)
Conclusão
Anísio em toda sua trajetória ocupou diversos cargos
importantes, escreveu muitos livros, colocou em prática muito dos seus
pensamentos além de unir Dewey ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,
afinal o Dewey e suas ideias era exatamente o que queria os Pioneiros.
Portanto, com a plena junção
de ideologia a finalidade da educação se torna analisar de forma critica as
realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão. Os conteúdos são
extraídos do cotidiano dos alunos, explicando o papel do sujeito como
um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político
ao mesmo tempo, propiciando praticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em
conquistas sócias.
Referências
DEWEY,
John. Experiência e Educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
MANIFESTO
dos Pioneiros da Educação Nova. A Reconstrução Educacional no Brasil – Ao
Povo e ao Governo. Campinas: Revista HISTEDBR On-line, 2006.
TEIXEIRA,
Anísio. Aspectos Americanos de Educação & Anotações de Viagem aos
Estados Unidos em 1927. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.
VIÚVA NEGRA
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